Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Camila Cordeiro/Edelman

Foto: Divulgação Camila Cordeiro/Edelman

No mês em que é celebrado o Dia Mundial da Educação Ambiental, a Usina Hidrelétrica São Salvador, localizada no município de Paranã (TO) e operada pela Engie Brasil Energia, reforça seu compromisso com a causa, abrindo suas portas para a comunidade em uma visita guiada. A iniciativa integra o Programa Conexão, desenvolvido pela Engie desde 2008, que busca manter o engajamento e o diálogo direto com a população do entorno de suas usinas.

Neste ano, o diferencial do Programa será a inserção de conteúdo relacionado às mudanças climáticas, como forma de promover maior sensibilização e participação da população em geral sobre os efeitos da mudança do clima e meio ambiente. O principal objetivo é agregar conhecimento, uma vez que os visitantes participarão de atividades de educação ambiental, descobrindo um pouco mais sobre a biodiversidade da região. O passeio também inclui curiosidades sobre a geração de energia por meio da água e os benefícios socioeconômicos que a usina proporciona para a região.

Mediante agendamento prévio, podendo ser realizadas em grupo, com no máximo 30 e no mínimo quatro pessoas, a visita é aberta para todos os públicos, realizada com a presença de técnicos da usina, sendo necessário estar de calçado fechado e usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), oferecidos gratuitamente pela empresa, para garantir a segurança dos participantes.

Só em 2023, mais de 120 mil pessoas passaram pelas hidrelétricas da Companhia ao redor do país. Ao todo, o Programa já recebeu mais de 1,4 milhões de pessoas.

Para realizar o agendamento, é preciso entrar em contato com a Usina Hidrelétrica São Salvador.