Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o foco de apresentar os resultados de ações que vão além das salas de aula, o Sebrae Tocantins promoveu nessa segunda-feira, 11, em Palmas, o evento Práticas Inovadoras nas Escolas do Tocantins. A iniciativa contou com um bate-papo interativo sobre o papel crucial da inovação na educação e a busca pelo fortalecimento dos laços entre academia, escola e sociedade. 

Na oportunidade também ocorreu a apresentação dos artigos científicos dos bolsistas do Programa ALI Educação Empreendedora do Sebrae aos diversos atores da academia e da sociedade civil organizada para discussão e celebração dos resultados alcançados no campo da educação empreendedora. 

O evento, que ainda contou com um bate-papo interativo sobre o papel crucial da inovação na educação, teve a participação de Stefan Oliveira, diretor de Inovação e Empreendedorismo do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Celestina Souza, superintendente de Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc), e Izana Assunção, coordenadora Estadual de Educação Empreendedora do Sebrae Tocantins.  

O debato teve a mediação de Jeferson Morais, diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e bolsista orientador do programa ALI Educação Empreendedora. Além disso, os Agentes Locais de Inovação (ALIs) tiveram a oportunidade de apresentar de maneira dinâmica os resultados de seus trabalhos e estudos, destacando o impacto positivo das práticas inovadoras nas escolas tocantinenses. 

ALI Educação Empreendedora 

O Programa ALI Educação Empreendedora do Sebrae tem desempenhado um papel crucial nesse movimento, incorporando a temática do pensamento inovador nas escolas e desenvolvendo processos transformadores que promovam e difundam as competências empreendedoras nos gestores, docentes e estudantes. Este evento, portanto, proporciona um espaço não apenas para destacar conquistas, mas principalmente para fomentar debates sobre futuros caminhos para a educação transformadora. 

O Programa ALI Sebrae selecionou – via edital – profissionais para atuarem como bolsistas, estimulando a incorporação da temática de inovação nas práticas educacionais das instituições de ensino do País.  

O programa, que é realizado no Tocantins em parceria com a Seduc e Secretarias Municipais de Educação dos municípios envolvidos, contemplou neste ciclo 180 escolas nos municípios de Palmas/ Taquaruçu, Araguaína, Gurupi, Dianópolis, Araguatins, Porto Nacional/ Luzimangues, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Praia Norte, São Bento Do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Esperantina, Colinas do Tocantins, Almas, Porto Alegre do Tocantins, Formoso do Araguaia, Miracema do Tocantins e Paraíso do Tocantins. 

Izana Assunção, analista do Sebrae, destaca que o ALI Educação Empreendedora tem como objetivo promover o extensionismo tecnológico e incorporar inovação nas práticas de gestão e de pedagogia, buscando a educação empreendedora como diferencial para a comunidade escolar. “Nossa ideia é apoiar e contribuir com o belíssimo trabalho realizado pelas Secretarias de Educação, capacitando professores e alunos a desenvolverem competências empreendedoras, que não apenas fortalecem o espírito empreendedor, mas também preparam os estudantes para um mundo em constante evolução", aposta.