Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

A Assembleia Legislativa (AL/TO) realizou nesta terça-feira, 6, a sessão inaugural para início aos trabalhos do Ano Legislativo de 2024. Presidida pelo deputado Amélio Cayres, a solenidade contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e de representantes do poder Judiciário do Tocantins. 

Da tribuna, Cinthia ressaltou o respeito e a parceria com as instituições e o Governo, falou sobre os avanços de políticas públicas no Estado e aproveitou para enaltecer Palmas. "Palmas é a primeira cidade no índice Caged na geração de empregos formais em 2023. Palmas ocupa o 1° e 2° lugar no Ideb, primeiro nas séries finais e segundo nas séries iniciais. Palmas está entre as dez cidades do Brasil com menor índice de pobreza. E tudo isso com a máxima eficiência e com selo diamante. É a única capital do Brasil com selo diamante de transparência, conferido pelo Tribunal de Contas da União", informou. 

A prefeita Cinthia também aconselhou acerca de picuinhas políticas, reforçando ser tempo de olhar para frente. "Não podemos jamais voltar épocas de discussões, de travar brigas e mais do que isso, época de desrespeito, da ignorância, da falta de diálogo, dos gritos, que há um tempinho muito pequeno fazia Palmas viver uma ilha isolada", completou. 

Assim como a gestora de Palmas, o governador Wanderlei elencou pontos relevantes do Tocantins, dentre eles a realização de mais de 23 mil cirurgias eletivas, estando entre cinco estados do Brasil que podem zerar as filas de cirurgias ainda em 2024, a duplicação de leitos de UTI, a recuperação de rodovias, o comércio que mais cresceu no País, dentre outros destaques.

Na oportunidade o governador ainda disse que nem sempre se faz o que se quer. "Fazemos aquilo que somos necessariamente obrigados a fazer. Não foi da minha vontade, por exemplo, fazer uma reforma previdenciária, mas tivemos que fazer porque todos os estados já tinham feito e faltava o Tocantins. Isso estava comprometendo, inclusive, o nosso sistema previdenciário. Da mesma forma não queremos trazer tributos para o setor produtivo, mas sabemos o quanto esse setor cresceu no Estado. Hoje somos o maior produtor de grãos da região Norte do Brasil. [...] O Tocantins virou polo de fertilizantes", argumentou. 

Ademais, o chefe do Executivo pediu compreensão dos representantes dos servidores públicos sobre demandas da categoria e garantiu apoio aos deputados. "Quero dizer aos deputados e deputadas que inicio o novo ano com o mesmo entusiasmo, com a mesma vontade que encerramos o ano passado, trabalhando o ano inteiro", garantiu Wanderlei Barbosa. 

Discussão sadia em ano político 

Ao encerrar a sessão, o presidente da Assembleia, Amélio Cayres, agradeceu a parceria tida com os parlamentares e pediu que tenham discussões sadias neste ano de eleições municipais. Na Casa, há pelo menos três nomes cotados para a disputa a Prefeitura de Palmas, por exemplo: Janad Valcari, Vanda Monteiro e Júnior Geo.

"Que possamos continuar com a nossa harmonia de parceiro, de colegas, de representantes do povo. Sei das divergências, das opiniões em relação às eleições municipais [...] mas queria pedir aos colegas, embora respeitando o direito de voz, o direito constitucional de fala, para que nós não possamos adentrar muito nas questões internas municipais aqui dentro. Que seja uma discussão sadia", pediu.