Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Banco Freepik / Verazinha

Foto: Banco Freepik / Verazinha

Os 14,2 mil candidatos em Tocantins que emitiram a guia para inscrição no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) têm até esta sexta-feira, 16 de fevereiro, para fazer o pagamento. É o prazo final para participar da seleção, que teve recorde histórico de 2,65 milhões de inscritos em todo o país.

No Tocantins, 29.991 inscrições foram efetivadas. Como a seleção permite que pessoas de baixa renda e outros grupos tenham isenção da taxa, 22.955 boletos para o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) foram emitidos no estado. Desses, 8.692 foram pagos até a noite de quarta-feira (14). Assim, há um grupo de 14,2 mil (62,13%) que ainda precisa pagar a guia e efetivar a inscrição no estado.

Ao todo, o certame oferta 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais. Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 90, enquanto para o bloco de cargos de nível médio o valor é de R$ 60. O pagamento da taxa deve ser feito apenas por meio da GRU, que pode ser paga no banco, ou via PIX, com o respectivo QR Code.

A prova está marcada para 5 de maio e será aplicada em 220 cidades, em todas as Unidades da Federação. Haverá questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.

"A inscrição final depende do pagamento da guia, então vale o alerta ao pessoal que já se inscreveu e ainda não pagou", ressaltou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O aviso serve para candidatos que já realizaram a inscrição e ainda não pagaram a taxa e para aqueles que receberam a negativa do pedido de isenção e precisam efetuar agora o pagamento da GRU.

Igualdade de Oportunidades

Popularmente chamado de "Enem dos Concursos", o Concurso Público Nacional Unificado foi criado com o objetivo de promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos e padronizar procedimentos na aplicação das provas.

A iniciativa pretende aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público, bem como zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame. (Secom/PR)