Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

Nos próximos meses, o trânsito na Avenida Filadélfia, na região dos setores Coimbra e Patrocínio, receberá um reforço na infraestrutura viária para facilitar os retornos e melhorar o fluxo de veículos. A Prefeitura de Araguaína já iniciou a construção três alças viárias, um retorno entre pistas, fará um alargamento de via e mudará o sentido do trânsito na via.

Uma das alças viárias será feita ao lado estacionamento que fica em frente ao Detran, onde atuam os vendedores de veículos. A nova via permitirá que quem segue pela Av. Filadélfia em direção ao Centro faça o retorno em direção à Vila Ribeiro seguindo pela Rua da Arruda. Com a nova infraestrutura, a atual rua que liga a Rua da Arruda à Av. Filadélfia, em frente ao Detran, será inviabilizada.

“Essa é uma demanda de muitos anos que os moradores e empresários da região têm, mas que vai beneficiar toda a cidade, já que é uma das portas de entrada para Araguaína. São obras que vão ter um impacto significativo no trânsito”, explica o prefeito Wagner Rodrigues.

Mais opções de retorno

As outras duas alças viárias estão sendo construídas no canteiro central entre a Av. Filadélfia e a Rua da Arruda, no trecho entre as ruas 11 e 12, no Conjunto Patrocínio. As alças serão uma de frente para a outra e permitirão o retorno de quem segue por qualquer uma das vias, Rua da Arruda ou Av. Filadélfia.

Quando a Av. João Ribeiro, que está em construção, for concluída, as três alças viárias darão mais opções de rotas para quem estiver saindo de bairros, como Santa Luzia, Tiúba, Palmas, Eldorado, entre outros, em direção ao Centro e vice-versa.

O outro investimento será no trecho final da Rua da Arruda, na saída de Araguaína em direção à Babaçulândia, quando a via se encontra com o fim da Av. Filadélfia. A Secretaria da Infraestrutura fará o alargamento da Rua da Arruda e uma pista de retorno unindo as duas vias. Com essa nova implementação, a proposta é colocar sentido único para as duas vias: na Av. Filadélfia, o trânsito seguirá em um só fluxo em direção à cidade; na Rua da Arruda, o fluxo será de saída da cidade.

“Com essa obra, a nossa Avenida Filadélfia finalmente ficará com pistas duplas em toda sua extensão, da BR-153 até o Jardim Siena, trazendo muito mais conforto e segurança para os motoristas”, diz Frederico Prado, secretário da Infraestrutura de Araguaína.