O clima político no Tocantins deve esquentar de fato a partir de março, com a abertura da janela partidária e a consequente definição de nomes para as disputas. As pesquisas eleitorais costumam ser balizadoras para a tomada de decisões, oportunamente avaliadas pelas lideranças das siglas.
Todas as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em eventuais candidatos devem fazer o registro prévio do levantamento no TSE. O registro para o próximo pleito é obrigatório desde 1° de janeiro. A divulgação dos resultados, no entanto, não é obrigatória.
No Tocantins, seis pesquisas foram registradas em 2024 - três em janeiro e três neste mês de fevereiro. Os levantamentos abrangem os municípios de Palmas (duas pesquisas), Araguatins (2), Cristalândia (1) e Porto Alegre do Tocantins (1). Um total de 49 pesquisas foram registradas em 2022 junto ao TSE com abrangência ao Tocantins (ano de eleição presidencial, para governador, senador, deputado federal e estadual).
Registros de pesquisas registradas no TSE - correspondentes ao ano 2024 e com abrangência a municípios do Tocantins. (Fonte: TSE)Nomes e Temas Sensíveis
Além de verificar a viabilidade de possíveis candidaturas, as preferências de nomes junto ao eleitor, as pesquisas são usadas para avaliação sobre os temas mais sensíveis que a população gostaria de ver em debate durante a campanha.
Como toda pesquisa de opinião pública, ela utiliza método científico para apurar a realidade do momento junto a segmentos representativos do eleitorado, chamados de amostra. (Da Redação com informações adicionais do TSE)