Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação Prefeitura de Porto Nacional

Foto: Divulgação Prefeitura de Porto Nacional

O que antes era um sonho, será uma nova realidade a partir de segunda-feira, 26 de fevereiro. Após quase 20 anos de luta e muita espera, os empresários dos segmentos de marcenaria, mecânica automotiva e áreas afins terão, a partir das 8 horas, os lotes para a construção de cada empresa no Polo Multissetorial 13 de Julho. O novo setor administrativo criado pela gestão municipal, tem por finalidade viabilizar melhores condições de trabalhos com serviços adequados.

Ao todo, o local possui 182 lotes com áreas entre 355m² e 385m², podendo variar de acordo com o tipo de serviço que será implantado. Inicialmente, 34 lotes serão entregues nesta segunda-feira aos empresários que participaram da Concorrência Pública de nº 001 de 2023, que ocorreu no dia 28 de dezembro de 2023, o que deverá gerar aproximadamente 100 novos empregos.

Com o início do Polo Multissetorial, a expectativa é de que o município que atualmente possui o 3º maior PIB (Produto Interno Bruto), gere um desenvolvimento econômico ainda maior e consequentemente aumente o número de empregos. De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), de janeiro de 2021 a dezembro de 2023, Porto Nacional registrou um saldo positivo de 2.192 novos empregos formais. Com os novos empregos, a quantidade de vagas formais de Porto Nacional em estoque nos sistemas do Caged passa dos 9,5 mil, 30% a mais do que existia no final de 2020.

Quando estiver funcionando na sua totalidade, a expectativa é que o polo Multissetorial gere 650 empregos formais. “Nós estamos desenvolvendo uma política muito forte de crescimento econômico, dotando o município de atrativos para trazer investidores. Esse polo é uma conquista gigante, na qual a nossa administração fez muito esforço para consolidá-la”, ressalta o prefeito Ronivon Maciel.

O gestor destaca que o fato de o município ter aumentado a quantidade de empregos formais em 30% em três anos é extraordinário e ajuda muito na melhoria da renda da população.