Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Os exames serão realizados gratuitamente e não é necessário agendamento prévio.

Os exames serão realizados gratuitamente e não é necessário agendamento prévio. Foto: Lia Mara/Secom Palmas

Foto: Lia Mara/Secom Palmas Os exames serão realizados gratuitamente e não é necessário agendamento prévio. Os exames serão realizados gratuitamente e não é necessário agendamento prévio.

Com o intuito de ampliar a oferta dos serviços de saúde voltados para as mulheres, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) promoverá, em parceria com o Hospital do Amor, a realização de monografias e coletas para o exame preventivo de colo de útero (PCCU), Papanicolau. A iniciativa será realizada com o apoio da carreta disponibilizada pelo hospital, que estará estacionada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Taquari na quarta-feira, 28, das 13 às 18 horas.  Os atendimentos continuam até sexta-feira, 1º de março, com horário das 8 às 18h.

Os exames serão realizados gratuitamente e não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer ao local portando documentos pessoais. A ação visa atender as moradoras do Jardim Taquari e dos bairros circunvizinhos. O rastreio do câncer de mama através da mamografia já é um serviço oferecido regularmente pela rede de saúde de Palmas, no entanto, a ação visa facilitar o acesso ao serviço. 

O PCCU é recomendado para todas as mulheres com idade entre 25 e 46 anos, enquanto a mamografia deve ser realizada por mulheres entre 40 e 69 anos. A Semus destaca que a mamografia deve ser realizada pelo menos uma vez por ano ou sempre que a paciente notar alguma alteração no seio. Já o exame preventivo deve ser feito anualmente, porém, após dois exames seguidos apresentando resultado normal, pode passar a ser realizado a cada três anos.

O Cras do Jardim Taquari fica localizado no Setor Jardim Taquari, Av. TLO-15, Quadra T-21, APM 45. (Secom Palmas)