Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

O rosto de Danilo Cavalcante tornou-se conhecimento mundialmente após ele conseguir fugir de presídio nos EUA em 2023.

O rosto de Danilo Cavalcante tornou-se conhecimento mundialmente após ele conseguir fugir de presídio nos EUA em 2023. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O rosto de Danilo Cavalcante tornou-se conhecimento mundialmente após ele conseguir fugir de presídio nos EUA em 2023. O rosto de Danilo Cavalcante tornou-se conhecimento mundialmente após ele conseguir fugir de presídio nos EUA em 2023.

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informou na tarde desta quinta-feira, 29, que a audiência de instrução do caso Danilo Cavalcante, acusado de matar Valter Júnior Moreira dos Reis, em Figueirópolis-TO, será realizada no dia 18 de abril, às 11 horas, no Fórum da Comarca de Gurupi.

A sessão estava prevista para ocorrer nesta quinta-feira (29/2), mas foi adiada por solicitação da Justiça dos Estados Unidos (EUA), onde o réu encontra-se cumprindo prisão perpétua.

Na mensagem enviada à Vara Especializada no Combate à Violência Contra a Mulher e Crimes Dolosos Contra a Vida de Gurupi, nessa terça-feira (27/2), a Justiça norte-americana pede também que a audiência seja transmitida por meio de uma plataforma diferente da utilizada pelo Judiciário do Tocantins, o que já está sendo providenciado.

O TJTO lembra que, desde o ano passado, busca acordo com a Justiça norte-americana para a realização da audiência, de forma a garantir ao réu o direito de presença na sessão, assim como assegurar a plenitude de defesa do acusado.

Em dezembro de 2023, em contato com a Justiça dos EUA, a Vara de Gurupi havia sugerido três datas para a realização da audiência: 7 de fevereiro; 29 de fevereiro e 31 de março de 2024. Para tanto, todas as medidas necessárias já haviam sido tomadas, inclusive a requisição de interprete/tradutor em língua estrangeira (Inglês-Americano).

Mais dados 

Danilo de Sousa Cavalcante é acusado de assassinar Válter Júnior Moreira dos Reis por volta de 0h10 do dia 5 de novembro de 2017, em uma lanchonete localizada na Praça São João Batista, em Figueirópolis. Após a ocorrência, o acusado teria fugido para os Estados Unidos. Em abril de 2021, ele matou a facadas a ex-namorada, Débora Evangelista Brandão, 34 anos, na frente dos filhos, na cidade de Phoenixville. Danilo foi condenado à prisão perpétua pelo crime e, no dia 31 de agosto de 2023 fugiu da Prisão de Chesco, onde cumpria pena. Depois de 14 dias foragido, o brasileiro foi preso pela polícia da Pensilvânia no dia 13 de setembro.