O ano é de 2024 e a transformação digital dos pequenos negócios ainda gera questionamentos em quem mergulha no universo empreendedor. Mas para ajudar a desmistificar conceitos e gerar ideais transformadoras, o Sebrae Tocantins realiza no dia 16 deste mês, a 10° edição do Startup Day. O evento, que ocorre em todo País e será realizado em oito cidades do Tocantins, estimula a capacidade de transformar pequenas ideias em grandes negócios.
Os interessados em participar do Startup Day no Estado podem encontrar mais informações e realizar inscrições por meio do site oficial do evento ou entrarem em contato com o Sebrae Tocantins.
O evento tem como público-alvo startups em todos os momentos de maturidade: curiosidade, ideação, validação, tração, crescimento e escala. Os principais objetivos da iniciativa são fomentar o ecossistema inovador brasileiro, apresentar a experiência Sebrae Startups de atendimento às startups em todo o Brasil e empoderar os gestores em atuação regional.
Adelice Novak, analista do Sebrae, informa que a programação do Startup Day traz palestras com especialistas que vão contribuir com novos modelos de negócios para estimular o novo comportamento de consumo. “As pessoas ainda acreditam que para ser uma startup é necessário apresentar algo mirabolante, porém, não é verdade. A entrega de produtos ou serviços tem que ser apenas inovadora e diferenciada, como por exemplo: fazer chegar ao seu cliente em dia, hora ou ocasião que seja o mais conveniente e confortável possível”, explica.
Ainda de acordo com a analista, as startups estão sendo convidadas para ouvir também o poder público, além dos problemas empresariais existentes e, a partir dessa escuta elas são desafiadas a desenvolver produtos para solucionar problemas que podem ser operacionais, produtivos ou tecnológicos. “Essa solução pode ser local, desde que a ideia apresentada pelo empreendedor utilize ferramentas eficazes para a empesa”, afirma.
Rérison Antônio Castro, superintendente do Sebrae Tocantins, argumenta que o startup Day propõe uma programação colaborativa, que busca atender às demandas e necessidades do público que se interessa por esta área do empreendedorismo. “O evento abrange as oito regionais do Estado, proporcionando oportunidades de networking, além de aprendizado e colaboração. É uma oportunidade para reunir mentes criativas, compartilhar conhecimento e fortalecer o ecossistema de startups locais", corrobora.