Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

No gabinete do Palácio Araguaia, nesta quarta-feira, 13, o governador em exercício Laurez Moreira recebeu o empresário Henrique Fragata, que generosamente doou parte de seu próprio acervo fotográfico da construção do Palácio Araguaia. Durante o encontro, foi formalizado um termo de doação, garantindo ao Estado a posse das fotografias, que agora integram o acervo cultural do Governo do Tocantins.

As imagens retratam o processo de construção da sede oficial do Governo do Tocantins, ocorrido nos anos 90. Laurez Moreira manifestou seu entusiasmo com a aquisição e agradeceu ao empresário, em nome do governador Wanderlei Barbosa, destacando a importância da contribuição da sociedade civil para a preservação da memória cultural do Estado.

"Este momento é significativo, pois recebemos a doação de um dos primeiros empresários de Palmas, que gentilmente compartilhou conosco fotografias que remetem à origem da cidade. É reconfortante saber que, em nosso estado, há pessoas que reconhecem a importância de preservar nossa história", afirmou o governador em exercício.

Henrique Fragata, autor das fotografias e também um dos primeiros moradores da Capital, destacou a relevância de contribuir com a história da cidade mais nova do Brasil. "Cheguei a Palmas nos anos 90, registrei em fotos e filmes os momentos marcantes daquela época. Nada mais adequado do que deixar essa lembrança registrada no próprio Palácio. Fico contente em contribuir para que outros possam compreender como tudo começou e conhecer um dos cartões-postais da cidade", ressaltou o empresário.

As fotografias, datadas entre 1990 e 1991, mostram a área da Praça dos Girassóis, ainda desabitada, onde o Palácio seria erguido, assim como o dia da inauguração das instalações oficiais do Governo do Tocantins, em 9 de março de 1991. O conjunto de fotos será exposto futuramente em uma galeria no Palácio, juntamente com outros registros fotográficos.

A coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Turista do Palácio Araguaia (NAT), Grazziella Póvoa, expressou sua profunda satisfação ao receber as doações de fotografias históricas da construção do emblemático edifício, que durou pouco mais de um ano. "Nós, enquanto servidores do palácio, ficamos extremamente felizes com essa notícia. É uma grande alegria receber essas fotos registradas pelo Henrique Fragata, pois vieram de um membro da sociedade que teve o interesse em documentar o que ocorreu aqui desde 1991. As fotografias serão expostas em uma galeria dentro do palácio, permitindo que os visitantes conheçam e apreciem esse importante capítulo da história local", destacou.

 (Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO)

Cumprindo agenda

Além da recepção ao empresário, o governador em exercício também recebeu na manhã desta quarta-feira, 13, a visita do comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, general Ivon Leão Barreto. Durante o encontro, o comandante visitou o 22° Batalhão de Infantaria do Exército, localizado em Palmas.

Laurez Moreira expressou gratidão e reforçou o compromisso do Governo do Tocantins com o Exército Brasileiro. "Estamos muito felizes com a visita do general Ivon, reconhecendo a importância do exército e seu papel fundamental em nossa segurança e na formação de nossa população. Colocamo-nos à disposição e o exército pode contar com o Governo do Tocantins", concluiu o governador em exercício.

A 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, localizada na cidade de Cristalina, no estado de Goiás, é uma unidade capacitada para conduzir operações de combate terrestre em todas as condições de tempo e terreno. Uma de suas principais responsabilidades é a realização de missões de Segurança Integrada, além de integrar a reserva estratégica do Exército Brasileiro. A 3ª Brigada de Infantaria Motorizada é composta pelo 22° Batalhão de Infantaria, situado na capital do Tocantins. (Secom/TO)

 (Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO)