Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sebrae Tocantins realiza nesse sábado, 16, em oito cidades do Estado, a 10° edição do Startup Day (Dia da Startup). O evento, que ocorre simultaneamente nos outros estados do País, estimula a capacidade de transformar pequenas ideias em grandes negócios.

Os interessados em participar do Startup Day no Estado podem encontrar mais informações e realizar inscrições por meio do site oficial do evento ou entrarem em contato com o Sebrae Tocantins.

O evento tem como público-alvo startups em todos os momentos de maturidade: curiosidade, ideação, validação, tração, crescimento e escala. Os principais objetivos da iniciativa são fomentar o ecossistema inovador brasileiro, apresentar a experiência Sebrae Startups de atendimento às startups em todo o Brasil e empoderar os gestores em atuação regional.

Adelice Novak, analista do Sebrae, informa que a programação do Startup Day traz palestras com especialistas que vão contribuir com novos modelos de negócios para estimular o novo comportamento de consumo. “As pessoas ainda acreditam que para ser uma startup é necessário apresentar algo mirabolante, porém, não é verdade. A entrega de produtos ou serviços tem que ser apenas inovadora e diferenciada, como por exemplo: fazer chegar ao seu cliente em dia, hora ou ocasião que seja o mais conveniente e confortável possível”, explica.

Ainda de acordo com a analista, as startups estão sendo convidadas para ouvir também o poder público, além dos problemas empresariais existentes e, a partir dessa escuta elas são desafiadas a desenvolver produtos para solucionar problemas que podem ser operacionais, produtivos ou tecnológicos. “Essa solução pode ser local, desde que a ideia apresentada pelo empreendedor utilize ferramentas eficazes para a empesa”, afirma.

Rogério Ramos, diretor técnico do Sebrae Tocantins, argumenta que o startup Day propõe uma programação colaborativa, que busca atender às demandas e necessidades do público que se interessa por esta área do empreendedorismo. “O evento abrange as oito regionais do Estado, proporcionando oportunidades de networking, além de aprendizado e colaboração. É uma oportunidade para reunir mentes criativas, compartilhar conhecimento e fortalecer o ecossistema de startups locais”, corrobora.