Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: CBMTO

Foto: CBMTO

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), coronel Peterson Queiroz de Ornelas, assinou nesta sexta-feira, 22, a portaria que cria a Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Sbresc)  e, em ato contínuo, a Instrução Normativa Geral (ING), que regulamenta as atividades a serem desenvolvidas pela Sebresc. A solenidade ocorreu na sede da Companhia de Busca e Salvamento (Cibs), localizada na Praia da Graciosa, em Palmas. 

A seção de busca será vinculada à Companhia de Busca e Salvamento, que desde 2017 desenvolve o serviço de busca com cães do CBMTO, e agora ganha uma seção especial, com o propósito de aumentar a eficiência e a segurança das operações. A seção atende todo o estado do Tocantins e a utilização de cães treinados para essas atividades visa ampliar a área de cobertura, reduzir o tempo de atendimento, diminuir os riscos para a equipe de resgate e otimizar os recursos empregados.

“Outras áreas que dependiam deste ato, agora terão suas atividades com maior subsídio. Além disso, a ação de treinamento com cães, por exemplo, ganha em agilidade e eficiência para atender ainda melhor a sociedade”, enfatizou o comandante-geral, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.

Viatura especializada 

Além da seção, a companhia de busca e salvamento também recebeu uma viatura para as operações. O veículo possui todos os acessórios, compartimentos e carroceria, desenhados especificamente para as missões. “Tivemos o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e hoje entregamos esse veículo para um trabalho tão importante da equipe”, completou o comandante-geral do CBMTO. 

O comandante da Cibs, tenente-coronel Donaldo, lembrou dos primeiros passos para a criação da companhia, dos militares empenhados nas atividades e no apoio necessário. “Com a criação da seção de busca e, no mesmo ato, o comandante assinando a instrução normativa geral, nós vamos passar a ter uma atividade regulamentada no âmbito da corporação”, pontuou. 

Em sete anos, o  serviço de  busca, resgate e salvamento com cães do CBMTO possui um histórico de oito provas de certificação com êxito; três cães certificados nas modalidades de busca rural de vivos por varredura de área; busca rural de vivos por odor específico; busca de vivos em estruturas colapsadas e busca de restos mortais em estruturas colapsadas; além de três ocorrências em apoio a outros estados, incluindo os desastres de Petrópolis/RJ, em 2022; e no Recife/PE, em 2022.

Operacional

Cinotécnico pioneiro na atividade de busca e salvamento com cães do CBMTO, o subtenente Raphael Mollo explicou sobre a atividade. “O histórico do serviço de busca com cães inclui a formação de cinotécnicos, militares especializados no treinamento e manejo dos cães de busca. A normativa estabelece critérios para a inclusão de cães no efetivo da corporação, seja por aquisição, doação ou acostamento, bem como define os procedimentos para o treinamento e certificação dos binômios (cão e cinotécnico)”, ponderou.

Além disso, o subtenente ressaltou que o CBMTO estabeleceu uma estrutura específica para o funcionamento do canil, com requisitos técnicos mínimos para as instalações e cuidados com os cães. “O serviço de busca com cães é constantemente aprimorado e atualizado, com revisões periódicas da normativa e participação em certificações nacionais e internacionais”, finalizou.

O subtenente Mollo e o cabo Alef Telles são os autores do desenho da estrutura para a composição da viatura entregue à Cibs. O modelo atende às necessidades dos cães e também dos bombeiros militares durante as missões, com mais conforto, espaço interno e compartimentos para os equipamentos. “Por ser uma pick-up, o veículo é muito versátil nas áreas rurais, é traçada, com snorkel, compartimento de transporte de cães com as baias grandes, tem ar-condicionado e climatizador traseiro, possibilitando umidade na membrana olfativa do cão, que não pode viajar apenas no ar-condicionado. Se ele chegar ao local das buscas com as narinas ressecadas, atrapalha  na identificação do odor”, argumentou o subtenente. (CBMTO)

(Foto: Divulgação CBMTO)