Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

Na manhã desta segunda-feira, 25, Gurupi deu mais um passo significativo nos avanços em saneamento básico, com a inauguração da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pouso do Meio, entregue pela concessionária BRK Ambiental. O evento contou com a presença da prefeita Josi Nunes, que destacou os benefícios que a cidade terá com a ampliação e reforçou a parceria do município nesse processo de ampliação dos serviços de saneamento.

Com a ampliação, a capacidade de tratamento passará de 80 para 160 litros por segundo, por meio da tecnologia de tratamento BRC (Biorreator Combinado Anaeróbio-Aeróbio), o que vai contribuir significativamente para o alcance da universalização do saneamento em Gurupi, promovendo mais saúde e qualidade de vida para a população. Entre os benefícios também estão a conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos e a aceleração do desenvolvimento econômico da região Sul do Tocantins.

A BRK Ambiental divulgou que o investimento no Município foi de R$ 127milhões nos últimos três anos, chegando a 70% de cobertura de tratamento de esgoto em toda a cidade. A estimativa da empresa é chegar a 80% de cobertura até o final do ano.

Na ocasião, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, entregou à empresa a licença ambiental para a continuidade da operacionalização do trabalho da BRK em Gurupi.

A prefeita Josi Nunes comemorou a ampliação da ETE e os investimentos em saneamento. “Investir em saneamento gera mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento econômico para nossa cidade. Esses investimentos fortalecem nossa infraestrutura e tornam nossa cidade mais atrativa para novos empreendimentos. Fico feliz dessa parceria entre a Prefeitura e a BRK. Nossa gestão tem facilitado, contribuído, destravado, entregue as licenças, é um trabalho colaborativo visando o desenvolvimento e a qualidade de vida para nossa gente”, destacou.

O presidente da Agência Gurupiense de Regulação e Fiscalização (AGRF), Sargento Jenilson, reforçou a importância dos investimentos. “Nos últimos três anos Gurupi avançou muito em tratamento de esgoto e distribuição de água tratada. São investimentos que têm gerado empregos e qualidade de vida para as pessoas. Além da água e esgoto, também estão sendo feitos investimentos no tratamento de resíduos sólidos e em drenagem, tudo isso para transformar Gurupi em uma das melhores cidades de até 100 mil habitantes com qualidade de vida e saneamento básico”, comentou.

A diretora de Operações da BRK Ambiental, Sandra Leal, enfatizou que a parceria da Prefeitura de Gurupi foi fundamental para a realização da obra. “É um marco para Gurupi e para o Tocantins. Estamos alcançando hoje uma cobertura de 70% da população urbana com coleta de esgoto, sendo 100% desse esgoto tratado. E é uma obra que não teria acontecido se não houvesse a parceria da Prefeitura de Gurupi, através da prefeita Josi Nunes e dos secretários e sua estrutura, com toda a parte de regularização fundiária, ambiental, além do plano de priorização de setores a serem atendidos. Sem dúvida a entrega dessa obra é fruto de uma parceria com a Prefeitura nos últimos anos”, afirmou.

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, também esteve presente na cerimônia de inauguração e enalteceu os investimentos que serão fundamentais para o desenvolvimento de Gurupi e da região Sul do Estado. “Esse investimento é um grande passo para garantir um futuro mais saudável e sustentável para Gurupi e toda a região, além de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico. São resultados que beneficiam diretamente a população”, disse. 

(Foto: Lino Vargas)