Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Cães receberão coleira repelente e passarão por exame para detecção do calazar.

Cães receberão coleira repelente e passarão por exame para detecção do calazar. Foto: Regiane Rocha /Secom Palmas

Foto: Regiane Rocha /Secom Palmas Cães receberão coleira repelente e passarão por exame para detecção do calazar. Cães receberão coleira repelente e passarão por exame para detecção do calazar.

No próximo sábado, 13, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), realizará no Jardim Taquari, mutirão de testagem rápida para leishmaniose visceral canina e encoleiramento dos cães com coleira repelente contra o mosquito transmissor. A ação será realizada em dois locais sendo, das 8 às 17 horas, no anexo da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Taquari e, das 8 às 12 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro. 

Para que o cão possa receber a coleira, é necessário que ele tenha, no mínimo, quatro meses de idade. Além disso, os tutores devem comparecer aos locais mencionados munidos, obrigatoriamente, de comprovante de endereço atualizado.

Estratégia de combate

A iniciativa faz parte da estratégia de combate promovida pela Prefeitura de Palmas, que teve início em 4 de março deste ano, com o objetivo de prevenir o adoecimento dos animais por meio da utilização de coleiras repelentes. A expectativa é encoleirar todos os cães domiciliados nas áreas prioritárias, que incluem o Jardim Taquari e Jardim Aeroporto, seguidas pelas quadras Arno 31 (303 Norte), Arno 32 (305 Norte), Arno 33 (307 Norte), Arno 41 (403 Norte), Arno 42 (405 Norte) e Arno 43 (407 Norte).

Sobre a coleira

A coleira, que tem durabilidade de seis meses, é um repelente contra o inseto transmissor do agente da leishmaniose e por este motivo é utilizada como estratégia no cuidado à saúde animal para proteção dos cães contra a picada do inseto, evitando ainda a transmissão da doença de animais infectados para os saudáveis.