Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Marco Villas Boas e Yukio Takasu.

Marco Villas Boas e Yukio Takasu. Foto: Divulgação Comunicação TJ/TO

Foto: Divulgação Comunicação TJ/TO Marco Villas Boas e Yukio Takasu. Marco Villas Boas e Yukio Takasu.

Durante a realização do Fórum sobre Segurança, Desenvolvimento Humano e Coesão Social, ocorrido no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 15 e 16 de abril, o desembargador Marco Antony Villas Boas, diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), dialogou com o senhor Yukio Takasu, chefe do Sistema de Segurança Humana da ONU e secretário-geral adjunto da ONU, sobre desenvolvimento social, empoderamento de comunidades originárias e segurança mundial. A programação contou com diversas palestras sobre enfrentamento da violência, combate ao crime organizado, entre outras questões socioambientais.  

Como chefe do Sistema de Segurança Humana da ONU e secretário-geral adjunto da ONU para Segurança Humana, Yukio Takasu traz consigo uma vasta experiência e um profundo compromisso com a proteção e a promoção dos direitos humanos em todo o mundo. Além disso, sua posição como representante do senhor António Guterres, secretário-geral da ONU, confere ainda mais peso e autoridade às suas palavras e ações. A parceria da ONU com o Copedem sugere um novo caminho na promoção e valorização dos Direitos Humanos e possibilidade de implementação de diálogos interinstitucionais ligados à valorização da vida e à prestação jurisdicional, a exemplo do projeto da Esmat, aprovado na Conferência realizada em Quito, em 2020.

Parceria

Ao lado do desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, Takasu participou de discussões francas e construtivas sobre os desafios enfrentados pela comunidade global em relação à segurança, desenvolvimento e coesão social. A interseção entre direitos humanos, justiça climática e ambiental foi explorada com profundidade, destacando a necessidade de abordagens integradas e colaborativas para enfrentar problemas complexos.

O encontro entre Takasu e Villas Boas simbolizou não apenas um diálogo, mas também uma colaboração entre diferentes setores da sociedade em busca de soluções comuns. Suas conversas e interações durante o fórum certamente catalisaram novas ideias e iniciativas para parcerias futuras de aprimoramento e capacitação de magistrados brasileiros.

Segundo Villas Boas, a cooperação internacional em prol da seguridade humana, que congloba diretrizes de segurança, desenvolvimento humano e coesão social, amplia as potencialidades dos programas do Coplad/Ilanud para a América Latina, razão pela qual as instituições públicas e privadas devem unir esforços para apoiar as atividades das Nações Unidas, principalmente em prol dos países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. 

Sobre o evento

O evento foi promovido pelo Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (Coplad) e pelo Programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (Ilanud), instituições comprometidas com a promoção da segurança e justiça na região latino-americana. (TJ/TO)