Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Objetivo é equilibrar produção e conter aumento de preços, confirmou o presidente Lula.

Objetivo é equilibrar produção e conter aumento de preços, confirmou o presidente Lula. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Objetivo é equilibrar produção e conter aumento de preços, confirmou o presidente Lula. Objetivo é equilibrar produção e conter aumento de preços, confirmou o presidente Lula.

Ao comentar os efeitos dos temporais registrados no Rio Grande do Sul no agronegócio brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (7) que o país pode precisar importar arroz e feijão para equilibrar a produção e conter o aumento dos preços.

“Fiz uma reunião com o ministro [do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar] Paulo Teixeira e com o ministro [da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] Carlos Fávaro sobre a questão do preço do arroz e do feijão, porque estavam caros. Eu disse que não era possível a gente continuar com o preço caro. Alegaram que a área plantada estava diminuindo e que havia um problema do atraso da colheita no Rio Grande do Sul", segundo Lula. 

A importação, de acordo com o presidente, será necessária para que o brasileiro pague um preço compatível com aquilo que ganha. “Agora, com a chuva, acho que nós atrasamos de vez a colheita do Rio Grande do Sul. Se for o caso, para equilibrar a produção, vamos ter que importar arroz, vamos ter que importar feijão. Para que a gente coloque na mesa do povo brasileiro um preço compatível com aquilo que ele ganha”, completou, ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Presidente, produzido pelaEmpresa Brasil de Comunicação (EBC). (Com informações da Agência Brasil)