Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil

Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil

Mais da metade (55%) dos brasileiros se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos com sua carreira, é o que mostra os dados da pesquisa anual "Futuro do Trabalho: onde estamos e para onde vamos", conduzida de forma independente pela plataforma de inteligência Futuros Possíveis, com apoio do Grupo Boticário na divulgação dos resultados. 

A pesquisa aponta que o Norte é a região com mais respondentes insatisfeitos. Por outro lado, a região lidera na intenção de empreender nos próximos dois anos, e representa 26% do total de quem tem planos de abrir o próprio negócio (18%).

“É interessante observar a disparidade entre a insatisfação com a carreira na região Norte e a intenção nessa região quando se trata de empreender nos próximos anos. Isso ressalta a complexidade das aspirações profissionais e a necessidade de políticas específicas para fomentar o desenvolvimento econômico local”, afirma Angelica Mari, CEO e cofundadora da Futuros Possíveis.

Trabalho fora do Brasil

Outra análise apontada pela pesquisa é a possibilidade de mudar do Brasil para trabalhar no exterior. Neste recorte, a região Norte lidera com 62% considerando essa opção. Porém, quando a possibilidade é atuar remotamente para empregadores internacionais, a região Norte é onde as pessoas menos consideram essa possibilidade (67%, dez pontos percentuais abaixo da média nacional). 

O relatório se baseia em dados exclusivos coletados via internet pelo Opinion Box, empresa de soluções de pesquisa de mercado online. Foram ouvidos 2.011 homens e mulheres acima de 16 anos, de todo o Brasil, e de todas as classes sociais, que estejam trabalhando ou procurando emprego.