Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Henio José/Secom-TO

Foto: Henio José/Secom-TO

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inaugurou nesta quinta-feira, 16, em Palmas, o Núcleo de Inovação do Tocantins - Centro de Mídias Educacionais, que vai auxiliar nas estratégias pedagógicas voltadas à educação híbrida. O espaço, que funciona no Anexo III da Seduc, é estruturado com equipamentos subsidiados pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo principal a produção de recursos educacionais digitais, como videoaulas, entrevistas, podcasts, entre outras ferramentas que possibilitam a alternância dos tempos de aprendizagens, em momentos presenciais e remotos, com qualidade e equidade.

O Centro de Mídias Educacionais integra a Rede de Inovação da Educação Híbrida (RIEH), iniciativa federal que visa promover e fomentar a implementação de estratégias da educação híbrida, criando uma rede de colaboração para a produção, a atualização e o compartilhamento de Recursos Educacionais Digitais (REDs) e de itinerários formativos.

“Esse núcleo de inovação é um marco na política pública para a melhoria da aprendizagem. Com essa visão tecnológica, inovadora e com foco na recomposição das aprendizagens, o Governo do Tocantins busca promover a transformação da educação em todo o Estado”, ponderou a assessora de gabinete da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, que representou o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz. 

Em seu discurso, a coordenadora-geral de ensino médio no MEC, Valdirene Alves De Oliveira, destacou que o núcleo permite oferecer as condições técnicas, políticas e pedagógicas para fazer a diferença na formação dos estudantes. “É um apoio de tecnologia com possibilidades para fazer mais e ainda melhor, com a potencialidade de equipamentos e ferramentas pedagógicas que favorecem também a integração entre as escolas e os estudantes”, pontuou.

Coordenadora-geral de ensino médio no MEC, Valdirene Alves De Oliveira (Foto: Henio José/Secom-TO)

O coordenador-geral da RIEH da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto, elencou os pilares da Rede de Inovação da Educação Híbrida. “Esse trabalho foi iniciado antes da pandemia e se efetiva com a inauguração do Núcleo, que traz a tecnologia como suporte e apoio para a aprendizagem. A capacitação e a qualificação contínua também são um dos pilares da RIEH e temos ainda a meta de realizar o monitoramento dos indicadores que nos auxiliarão a aperfeiçoarmos cada vez mais os serviços educacionais”, ressaltou.

Atendimento 

No Tocantins, o Centro de Mídias Educacionais permitirá o fortalecimento das ações dos programas de recomposição das aprendizagens e jornada ampliada, que atendem estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos, para Pessoas Privadas de Liberdade (EJA/PPL). A previsão inicial da Seduc é atender mais de 6,2 mil educandos de 238 turmas da rede estadual de ensino. 

Os estudantes terão acesso a aulas híbridas com encontros síncronos e assíncronos. Serão transmitidas, semanalmente, aulas de reforço de Língua Portuguesa e  Matemática, sendo uma ao vivo e duas mediadas pelo professor do Jornada Ampliada.

Aula inaugural 

Após a cerimônia, foi realizada a aula inaugural do Núcleo de Inovação do Tocantins, com transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Mídias no Youtube, sob aorientação do coordenador do Centro, Wellington Fraga.

 O Núcleo de Inovação do Tocantins auxiliará nas estratégias pedagógicas voltadas à educação híbrida (Foto: Henio José/Secom-TO)