Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A pré-candidatura de Márcio Gomes dos Santos, o Márcio Capivara, pelo Republicanos, à Prefeitura de Santa Fé do Araguaia, no norte do Tocantins e distante 72 quilômetros de Araguaína, ganhou força com a composição de um conselho representativo de diversas comunidades do município. O time é formado por personalidades importantes em meios como quilombola, ribeirinho, indígena, religioso, agropecuária, juventude e outros.

“Essas pessoas vão estar levantando as demandas para um diagnóstico socioeconômico, e assim saberemos qual é a chave do sucesso para levar Santa Fé para um próximo nível. Isso será transformado em proposta, a ser apresentada no período oficial da campanha”, afirmou o pré-candidato.

Mesmo aguardando os resultados dos levantamentos, Márcio Capivara já aponta algumas demandas que entende como prioritárias para o avanço da cidade. A primeira apontada por ele é na saúde.

“A gente precisa de médicos de plantão porque a necessidade não agenda horário, principalmente para o atendimento da mulher e da criança. Acreditamos que uma equipe multidisciplinar é capaz de amenizar as despesas e aumentar a longevidade e qualidade de vida da população”, descreve dos Santos.

Para o desenvolvimento econômico, Márcio destaca três pontos importantes. Um deles é a busca de recursos para pavimentar setores que ainda sofrem com a poeira no verão e o atoleiro no inverno, além de melhorar a mobilidade da zona rural.

“Atender setores como São José, Rio Preto, Anaídes, Morada do Sol, Morada Nova e a comunidade quilombola Cocalinho. As estradas rurais também precisam de atenção. É preciso dar apoio ao produtor rural porque são responsáveis por 70% da força econômica da cidade”, apresenta.

Outro objetivo que entende ser necessário para a cidade é melhorar o lazer dos moradores e possíveis turistas. “Incluir o município no mapa de turismo do Estado e do País para ter acesso aos recursos do setor, isso possibilitará ampliar a fonte de geração de renda para a população. Juntamente, é preciso cuidar da agenda cultural para trazer eventos e movimentar a economia”, defende.

E por último, mas não menos importante, Márcio afirma que a moradia deve ser uma prioridade para a próxima gestão de Santa Fé. “Temos um grupo importante de famílias que dependem exclusivamente do apoio do Poder Público para sair do aluguel e da condição de vulnerabilidade. Temos famílias em situações críticas. Agora no inverno, algumas vão ficar praticamente na chuva”.

Para conquistar os objetivos, Márcio Capivara aposta na parceria com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a deputada estadual Vanda Monteiro (União Brasil). “As pessoas querem o novo, que tem energia e não faz perseguição política. Precisamos aproveitar esse grande momento em que temos um governador que trabalha por todos os 139 municípios do Tocantins e fortalecer o elo com os deputados para conseguir recursos, para atender as demandas”.