O ex-deputado federal Célio Moura (PT) lançou pré-candidatura a prefeito de Araguaína no domingo, 26. A jornalista Silene Borges (Rede) é a vice. O anúncio foi realizado no Encontro Municipal do PT Araguaína. Morador da cidade há 45 anos, Célio destacou a necessidade de um olhar mais atento à periferia do município com o objetivo de mudar cenário de desigualdade.
"Nós, pela terceira vez, vamos pleitear a disputa da Prefeitura Municipal de Araguaína. Araguaína é uma cidade do concreto. Uma cidade que você só ouve falar das grandes ruas de Araguaína. Araguaína tem o empresário mais rico do Estado, Araguaína tem seis frigoríficos, Araguaína foi a cidade que o Bismarque e o Lula construiu mais casas populares, sete mil e quinhentas, mas que ainda faltam 15 mil residências, 15 mil famílias estão morando debaixo de lona preta, debaixo de barraco de palha ou morando de favor no fundo da casa do sogro, da sogra ou do irmão. Isso tem que acabar", declarou.
Na análise de Célio Moura, as áreas mais pobres estão abandonadas. A cidade, segundo ele, não pode ser uma cidade que é 1ª em tudo, mas que esquece da periferia. "Araguaína não pode ser a cidade que é 1° em tudo, é a capital do boi gordo, é a capital universitária, é a capital comercial, mas também é a capital da desigualdade. Araguaína faz muito asfalto, muitas coisas no centro, mas esquece da nossa periferia que está abandonada", afirmou.
Segundo Moura, as áreas da Saúde e a Educação priorizam os ricos. "A saúde de Araguaína é uma saúde elitizada. Araguaína é uma cidade onde a educação é só para os filhos dos ricos", disse.
Desafios
O pré-candidato lançou desafios para saber quais obras foram construídas pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro ou ainda pela gestão municipal da cidade. Segundo ele, todas as obras são dos governos de Lula e Dilma Rousseff. "Faço um desafio para Araguaína: me digam qual foi a obra que Bolsonaro construiu em Araguaína e no Estado do Tocantins, obra grande? [...] Qual das grandes obras que têm em Araguaína hoje, que são muitas, Araguaína é um canteiro de obras, qual dessas obras é com o dinheiro do município de Araguaína? Nenhuma obra!", criticou.
Alguém da cidade
Célio Moura defendeu que chegou a vez de eleger alguém "que veio lá de baixo" e que pensa como as pessoas que moram no município.