Educação

Foto: Mari Rios/Secom-TO

Foto: Mari Rios/Secom-TO

Encerra, nesta sexta-feira, 7, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2024. Estas podem ser realizadas no portal www.enem.inep.gov.br/participante, até as 23h59 da sexta. As provas estão previstas para serem realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Os participantes têm até o dia 12 de junho para pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 85. E o estudante que teve a sua solicitação da taxa de inscrição isenta terá que concluir o processo de inscrição.

Para se inscrever, o estudante deverá criar um cadastro e senha de acesso à Página do Participante. No ato de inscrição é necessário selecionar a língua que o candidato prefere realizar a prova, se é o espanhol ou o inglês.

O exame é um processo de avaliação de desempenho do estudante que concluiu o ensino médio e constitui uma porta para o acesso à educação superior, especialmente, o ensino ofertado pelas instituições federais de educação superior. O Enem também promove o acesso a programas governamentais de financiamentos ou apoio ao estudante da educação superior e corresponde a um processo de indicadores para a educação brasileira.

Também podem fazer a inscrição as pessoas que concluíram o ensino médio em anos anteriores, como os estudantes que estão nas primeiras séries do ensino médio e desejam conhecer a prova.

Pé-de-Meia

Os estudantes que estão sendo beneficiados pelo Pé-de-Meia devem fazer o Enem, que é um dos critérios para receber uma parcela de R$ 200,00 do incentivo financeiro, do Ministério da Educação. O programa é destinado à permanência e à conclusão escolar dos estudantes matriculados no ensino médio das escolas públicas.

 O Enem é uma avaliação realizada em todo o território brasileiro, uma vez ao ano, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No ano passado, o Inep registrou quase quatro milhões de inscritos no Enem.

Prova

O exame constará de quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa, sendo as áreas de conhecimento, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Incentivos

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio das Superintendências Regionais de Educação, incentiva e orienta todos os estudantes que estão na 3ª série do ensino médio a participarem do Enem.

A Seduc também desenvolve diversas ações para auxiliar os estudantes nos estudos, com o programa ToNoEnem, que fornece materiais de estudos, videoaulas e aulões exclusivos. (Secom/TO)