Economia

Foto: Divulgação @ivymoraes/Instagram

Foto: Divulgação @ivymoraes/Instagram

Aberta oficialmente na noite dessa quarta-feira, 5, a maior feira de negócios da região sul do Tocantins, a Gurupi Tem, atraiu comerciantes, expositores e um público disposto a aproveitar todas as potencialidades econômicas da cidade. Nesta quinta-feira, 6, o evento terá a participação especial de Ivy Moraes, ex-bbb, modelo e influencer.

A feira, que segue até o próximo sábado, 8, tem a expectativa de movimentar aproximadamente R$ 25 milhões em negócios, por meio dos 138 expositores. Neste ano, a previsão é de aproximadamente 30 mil visitantes.

Este ano, a feira apresenta algumas novidades, incluindo um novo local, o Park Filó Moreira, com uma área de mais de 6 mil metros quadrados, a Arena Beleza e a Expo Beleza, que prometem atrair ainda mais visitantes interessados em conhecer e adquirir produtos e serviços locais.

Durante a abertura do evento, o diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, lembrou que o objetivo da feira é dar visibilidade às potencialidades locais, por meio de uma programação diversificada com moda, cultura e gastronomia, além evento ocorrer em um novo espaço. Em sua visão, essa mudança trouxe mais potência e estrutura à Gurupi Tem. “O lançamento dessa feira é um momento ímpar. É uma oportunidade para a população de Gurupi e empresários desfrutarem esses quatro dias de muito desenvolvimento econômico para a cidade e região. Essa feira expressa o que há de melhor para o empreendedorismo do Estado”, aposta.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destaca que a feira causa impactos positivos na cidade, seja pela geração de empregos, movimentação da economia e geração de recursos para o município. “Isso faz que o nosso comércio movimente o turismo de eventos da cidade. Temos que fomentar esses setores porque eles impulsionam o desenvolvimento econômico. A maior política que podemos dar é estimular a geração de emprego e isso vem exatamente da força do empreendedorismo, nesta direção esperamos movimentar R$ 25 milhões em negócios”, destaca.

Em seu discurso na abertura, Itelvino Pisoni, presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, comentou que o objetivo é fazer com que os empresários possam participar cada vez mais da Gurupi TEM. “O que sonhamos lá atrás deu certo. Sonhamos em buscar meios e soluções para o nosso trabalhador do comércio e aos cursos profissionalizantes. Hoje estamos aqui com o coração aberto para sermos conhecidos, assim como o Sebrae, que trabalha em prol da população”, ressalta.

Joel Faria, 70 anos, empreendedor há 5 anos, conta que a expansão de sua sorveteria no Tocantins surgiu durante a feira. Segundo o empresário, a marca já era conhecida em Goiás, mas seu objetivo era expandir a empresa também para o Tocantins. “Precisávamos fazer ela ser conhecida também aqui no Estado e foi exatamente na Gurupi Tem que tivemos esta oportunidade. Na época, em 2019, ninguém aqui sabia da nossa existência e então fizemos a distribuição de picolés e sorvetes gratuitamente para degustação e hoje a Trilhas da Amazônia é conhecida em toda região norte do País”, relata.

Foto: Divulgação Sebrae/TO

Crédito

Na Gurupi Tem, os empreendedores também podem buscar soluções financeiras e instituições presentes no evento. Como é o caso da cooperativa Sicredi, que possui dois estandes no local, um deles dedicado ao atendimento das associadas do programa Donas do Negócio, iniciativa da cooperativa que não apenas capacita, mas fortalece as mulheres empreendedoras. Willyan Cardoso, gerente da agência local, enfatiza que a presença do Sicredi vai muito além da oferta de serviços financeiros.  "Este é um momento de proximidade com os associados, temos um espaço para esclarecer dúvidas daqueles que ainda não fazem parte da cooperativa e esta é uma oportunidade para apresentar tudo que oferecemos. A feira está com uma estrutura belíssima e de fácil acesso, então estamos com ótimas expectativas até o fonal do evento”, finaliza o gerente.  (Sebrae/TO)