A saúde bucal estimula a autoestima e beneficia a alimentação saudável e o bem-estar das pessoas e, visando esse estímulo, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realiza até sexta-feira, 21, o Projeto Sorriso nas Aldeias.
A ação, teve início na segunda-feira, 17, e é coordenada pela Área Técnica de Saúde Bucal da Diretoria de Ação Primária (DAP/SES-TO), em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI/TO) e Associação Brasileira de Odontologia do Tocantins (ABO-TO) e está inserida no Programa Um Sorriso do Tamanho do Brasil
“Nós fizemos esse projeto justamente para alcançar os indígenas aldeados. Esse ano é o primeiro e a nossa intenção é promover prevenção e promoção da saúde bucal; estamos acompanhando a escovação deles, que chamamos de escovação supervisionada, e levando cuidados bucais. Queremos fazer ano que vem começando com os atendimentos. Para a realização do projeto chamamos o DSEI porque já faz algum tempo que estamos conversando sobre isso, organizando as agendas, e pedindo autorizações porque o acesso às aldeias não é simples, precisa ter o consentimento e o respeito deles ali", ressaltou o responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone.
“Participei de reuniões e apresentei o DSEI para o “Sorriso do Tamanho do Brasil”, em São Paulo, e ele foi abraçado e hoje está inserido dentro do programa nacional, que, em 2023, contabilizou mais de um milhão e meio de crianças alcançadas com várias ações. E nós estamos começando isso aqui no Tocantins, já estamos nos organizando para melhorar e ampliar ano que vem. Vamos visitar aldeias de norte a sul do Tocantins levando kits, informações e fazendo palestras sobre higienização e escovação”, relatou Fernando Varrone.
“A experiência tem sido profundamente gratificante e impactante. Estamos testemunhando uma mudança significativa na conscientização e nos cuidados com a saúde bucal entre os índios da comunidade Krahô. Muitos deles têm demonstrado interesse genuíno em aprender e adotar técnicas adequadas de escovação e cuidado com os dentes. A importância desta iniciativa vai além da simples distribuição de kits e palestras, ela representa um compromisso com a saúde preventiva e o bem-estar dessas comunidades, por isso nossa meta não é apenas fornecer recursos, mas também capacitar a comunidade para que possa manter uma boa saúde bucal de forma autônoma e sustentável!”, afirmou o coordenador de Saúde Bucal do Município de Itacajá, Rômulo Bringel.
O projeto
O Projeto Sorriso nas Aldeias desenvolvido pela Área Técnica de Saúde Bucal da Diretoria de Ação Primária (DAP) da SES-TO visa alcançar aproximadamente 14 mil indígenas aldeados em vários municípios do Tocantins, levando promoção à saúde bucal. Possui a parceria do Programa Um Sorriso do Tamanho do Brasil, desenvolvido pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) com os municípios brasileiros com o objetivo de levar à população todo conhecimento sobre saúde bucal e inclusão social. As ações são desenvolvidas em escolas, hospitais infantis, comunidades e instituições que aderirem ao programa que possui também parceria com a empresa Colgate, que fornece também kits de higiene bucal para crianças.
Na programação do mês de junho, entre os dias 17 e 21 de junho, o projeto alcançará 1.670 crianças e adultos indígenas do município de Itacajá, sendo visitadas as seguintes aldeias: Manoel Alves, com 251 adultos e 180 crianças; Aldeia Maravilha, 42 adultos e 28 crianças; Aldeia Santa Cruz 109 adultos e 74 crianças; Aldeia Barra 63 adultos e 55 crianças; Aldeia Mangabeira 73 adultos e 42 crianças; Aldeia Campos Limpos, 96 adultos e 66 crianças; Aldeia Água Branca, com 45 adultos e 20 crianças; e Aldeia Pedra Branca, com 335 adultos e 191 crianças.
Equipe
Participam da equipe do Projeto Sorriso nas Aldeias, o responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da DAP/SES-TO, Luiz Fernando Varrone; o coordenador de Saúde Bucal do Município de Itacajá, Rômulo Bringel; a coordenadora de Saúde Bucal do DSEI-TO, Karla Sabrina Nascimento Oliveira; e toda a equipe do DSEI-TO do Pólo Base Indígena de Itacajá, os cirurgiões dentistas Eliziane Gomes Pereira Matos e Hitalo Gregory Campos; os técnicos em Saúde Bucal, Edilson Kenyawem Krahô, Jucelino Huhte Krahô e Marcelo Xoocó Krahô; os auxiliares em Saúde Bucal Daiana Cukrchkwyy, Edmar Sndré Marcos Kupaká, e Rodivan Ray Krahô. (Secom/TO)
Foto: Divulgação SES/TO