Na manhã desta sexta-feira (21), o superintendente do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), Antonio Oliveiva e o diretor de Planejamento da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), professor João Vidal de Negreiros Neto, receberam o governador do Estado, Wanderlei Barbosa e sua comitiva nas dependências do hospital universitário (HU).
Durante a visita, o gestor do hospital relembrou o processo de doação do hospital para a universidade, ocorrido por meio da Lei Complementar nº 87 de 02 de setembro de 2013. Esta lei foi fundamental para a construção de um hospital de apoio ao curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins, hoje UFNT, destinado à formação de profissionais de saúde. "Recentemente, essa lei foi alterada para permitir a ampliação e diversificação do perfil de atendimentos do HDT-UFT, transformando-o em um hospital geral. Está prevista, inclusive, a mudança de nome para HU-UFNT," explicou Oliveira.
O governador Wanderlei Barbosa mostrou-se receptivo ao projeto de ampliação e firmou o compromisso de apoiar a iniciativa no que couber ao Estado. "Visitamos o HDT com a intenção de firmar parceria com intuito de utilizar os leitos disponíveis para atender as demandas de saúde da população de Araguaína e da região. Queremos estabelecer um convênio que beneficie diretamente a comunidade," afirmou.
A visita também destacou a importância da colaboração entre o hospital universitário e o governo estadual. “A parceria visa não apenas ampliar a capacidade de atendimento do hospital, mas também fortalecer o vínculo entre a UFNT e as políticas de saúde pública, promovendo uma melhoria significativa nos serviços prestados à população”, disse o professor Vidal, que tratou ainda de outras demandas da universidade com o governador.
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.