Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Em um mundo onde a igualdade é mais do que um ideal, mas uma necessidade vital, o Grupo Teatro Sustentável convida a embarcar em uma jornada emocionante com o espetáculo ‘Os Guardiões de Histórias’. "A igualdade é um direito, não um privilégio”, segundo a ativista Malala Yousafzai. E é com essa mensagem que o espetáculo será apresentado com o patrocínio da Bayer, em escolas públicas de Porto Nacional/TO, nos dias 27 e 28 de junho.

A partir do apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC) e do Ministério da Cultura, a peça ‘Os Guardiões de Histórias’ promete uma jornada inesquecível em 65 sessões a serem realizadas em 10 cidades brasileiras.

Por meio de uma encenação lúdica e encantadora, a peça resgata a ancestralidade africana e celebra os heróis negros que moldaram a história do Brasil. Em vez de efeitos visuais high-tech, o Teatro Sustentável utiliza a beleza simples da criatividade, transformando materiais do dia a dia em elementos cênicos únicos. "O teatro é uma ferramenta poderosa para abrir os olhos das crianças para questões sociais importantes, como a luta contra o racismo", diz Christiane Deucher, diretora do Grupo Teatro Sustentável.

Com duração de 60 minutos, o espetáculo ‘Os Guardiões de Histórias’ prende o público. Inspirado no texto da dramaturga Ryane Leão, sob a direção de Abigail Wimer e assistência de Maria Bia Martins, as apresentações prometem cativar principalmente aqueles que nunca tiveram a oportunidade de experimentar a magia do teatro ao vivo.

As composições de Eneida Soller e a trilha sonora de Alexandre Mihanovich completam a experiência, adicionando uma dimensão mágica ao espetáculo, inspirando sonhos e a imaginação. Tudo para fortalecer a mensagem antirracista. “Acreditamos que o teatro tem o poder de despertar a consciência crítica e promover a empatia. Com 'Os Guardiões de Histórias', fortalecemos a autoestima das crianças e promovemos a construção de uma sociedade mais tolerante e diversa", afirma Christiane Deucher.

Sinopse

Dois guardiões de histórias embarcam em uma missão para nos ajudar a resgatar nossa verdadeira história. Mensageiros ancestrais responsáveis por proteger nomes de descendentes de reis e rainhas africanos que transformaram o Brasil, eles nos convidam a um mergulho em nossas raízes.

Por meio da identificação com os personagens históricos, as crianças descobrem a grandiosidade da cultura africana e a importância da luta antirracista. Figuras como Dandara dos Palmares ganham vida e inspiram as novas gerações a seguirem seus passos na construção de um futuro mais justo e igualitário.

"Os Guardiões de Histórias" é um convite à ação, um chamado para que todos se unam na luta contra o racismo. Com o lúdico e a inspiração, o espetáculo fortalece a autoestima das crianças negras e promove a construção de uma sociedade mais tolerante e diversa.

Ficha técnica

Direção: Abigail Wimer

Assistente de Direção: Maria Bia Martins

Composições: Eneida Soller

Trilha Sonora: Alexandre Mihanovich

Direção Musical: Abigail Wimer

Produção Artística e Coordenação: Alcione Alves

Assistente de Produção: Françoise Plas