Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Recorte reprodução @cinthia_ribeiro

Foto: Recorte reprodução @cinthia_ribeiro

Por 9 votos a 7, a Câmara de Palmas rejeitou na noite dessa quinta-feira, 4, pedidos de autorização para empréstimos de R$ 663,7 milhões feitos por meio de quatro projetos de lei apresentados pela Prefeitura da capital. 

O recurso visava a aquisição de ônibus para o transporte público, transporte escolar, obras de infraestrutura e construção das novas sedes da Câmara e da Prefeitura. 

Por meio de sua rede social X (antiga Twitter), a prefeita Cinthia Ribeiro não poupou críticas. A gestora chegou a falar em quadrilha e suborno. Segundo ela, rolou até ameaça de morte. "Palmas foi vendida no crédito, no débito e na nota promissória. Vereadores comparsas e a serviço de uma quadrilha. Coação, ameaça e suborno. Uns devem a casa, outros a alma. Pisa é pouco, rolou até ameaça de morte. Não sei quem é pior: quem se vende, quem os compra ou quem foge", escreveu. 

Antes da votação a prefeita já havia feito alerta aos eleitores de Palmas, pedindo que ficassem de olho. "Eleitores palmenses, fiquem de olho no posicionamento do seu vereador. Encaminhamos p/ Câmara 4 PL’s que resolverão definitivamente o problema do transporte escolar, transporte público urbano e os caríssimos aluguéis da prefeitura e da câmara. Vejam quem é a favor de Palmas", escreveu Cinthia, também no X.  

Presidente pediu reflexão

Os projetos foram colocados em pauta após um dia de intensas articulações, com a participação, inclusive, do vice-prefeito de Palmas, André Gomes. 

Antes da votação o presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho (PSDB) defendeu a prefeita Cinthia e pediu reflexão aos colegas. "A prefeita daqui sete meses vai passar, mas a cidade vai ficar", declarou. Segundo ele, a gestão tem se esforçado para apresentar soluções aos problemas da capital, e que os ataques não contribuem com a cidade. "Estamos há seis anos na gestão sem aumentar a tarifa do transporte público", disse. 

Movimentação do vice-prefeito 

O vereador Major Negreiros também subiu à tribuna e disse que a consciência de quem votasse contra as propostas vai doer. "A consciência vai pesar daquele que votar contra esse projeto porque as crianças vão estar chorando dentro do transporte coletivo, comendo poeira ou então dentro da lama", argumentou. 

Segundo Negreiros, "muita coisa está por trás" das articulações e que a população desconhece. "O vice-prefeito de Palmas está aqui. Nunca pisou nesta Câmara e está aqui. [...] Se tivesse trabalhado junto com a prefeita de Palmas da forma que trabalhou aqui para que este empréstimo não acontecesse, essa Palmas estava fervorosamente bem melhor do que está", criticou.

André Gomes é apoiador de Janad Valcari, pré-candidata a prefeita de Palmas. Resultado de articulação de André, recentemente dois vereadores deixaram a base da prefeita Cinthia e confirmaram apoio à Janad (Nego e Josmundo). 

Favoráveis 

Os vereadores favoráveis aos empréstimos foram os vereadores Major Negreiros (PSDB), Júnior Brasão (PSB), Eudes Assis (PSDB), Wadson da Agesp (PSDB), Iolanda Castro (Republicanos), Márcio Reis (PSDB) e Solange Duailibe (PT).

Contrários 

Os que votaram contra foram Rogério Freitas (PSD), Laudecy Coimbra (PL), Clayzer Magono (PL), Mauro Lacerda (PL), Rubens Uchôa (UB), Joatan de Jesus (PL), Josmundo Souza (PL), Jucelino Rodrigues (PL) e Marilon Barbosa (Republicanos). 

A falta de planejamento da gestão foi apontada como justificativa para voto contrário, como foi o caso da parlamentar Laudecy Coimbra, por exemplo. "Voto contra essa tentativa de saquear o cidadão palmense faltando seis meses de mandado", disse a vereadora.

Rogério Freitas também criticou. O parlamentar disse que a gestão implanta o caos para causar uma necessidade do empréstimo, uma "solução mágica" para o problema, sem apresentar planejamento, a garagem que atenderá e outras informações técnicas. Rogério caracteriza a gestão de Cínthia Ribeiro como cleptocrata e inepta.

Pedro Cardoso (Republicanos) e Daniel Nascimento (Republicanos) não compareceram. (Matéria atualizada às 10h41min)