Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Os aneurismas da aorta são dilatações na mais importante artéria do corpo humano, desde o tórax até o abdômen. Geralmente, eles não apresentam sintomas e acabam sendo detectados por meio de exames. Com as tecnologias modernas de ultrassons e tomografias, passaram a ser mais facilmente identificados.

Há dois tipos de aneurismas: abdominal e torácico. “É um achado relativamente comum. O diagnóstico, sobretudo no início, não é motivo para pânico ou intervenções de urgência. Só precisam de intervenção aqueles que atingem um determinado tamanho, que varia de pessoa para pessoa”, explica o cardiologista do Hcor, Dr. Ênio Buffolo.

Na maioria das vezes, os aneurismas são tratados de maneira não-invasiva. Em alguns casos, a cirurgia aberta pode ser uma necessidade, principalmente quando afeta a região torácica. “Se não tratado, dependendo do tamanho, pode haver ruptura, levando a uma grande complicação que exige procedimentos de urgência e aumenta o risco dos procedimentos”, completa o especialista.

Por isso, é sempre importante monitorar os aneurismas e fazer a intervenção no momento adequado. “Hoje, com a tecnologia que temos para diagnóstico e com as salas híbridas, que permitem a realização de cirurgias invasivas e não invasivas, associadas ou isoladamente, conseguimos detectar e tratar aneurismas em estágios iniciais, com menos risco e uma recuperação mais rápida ao paciente”, finaliza.

Sobre o Hcor

Hospital do Coração (Hcor) atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o que proporciona que seu impacto em saúde esteja presente em todas as regiões do País.

Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria, que também conduz projetos gratuitos de saúde para população em situação de vulnerabilidade. Além do escopo médico-assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Conjuntamente, capacita milhares de profissionais anualmente por meio do Hcor Academy com seus cursos de pós-graduação, cursos de atualização e programas de residência e aprimoramento médico.