Estado

Embarcação Araguaia, reformada pelo Governo do Tocantins, foi entregue à Cibs.

Embarcação Araguaia, reformada pelo Governo do Tocantins, foi entregue à Cibs. Foto: Luiz Henrique Machado/CBM-TO

Foto: Luiz Henrique Machado/CBM-TO Embarcação Araguaia, reformada pelo Governo do Tocantins, foi entregue à Cibs. Embarcação Araguaia, reformada pelo Governo do Tocantins, foi entregue à Cibs.

Os investimentos do Governo do Tocantins em novos equipamentos, viaturas e novos bombeiros militares reforçam o compromisso do Poder Executivo estadual com a prevenção e a proteção de incêndios, busca e salvamentos. O primeiro semestre de 2024 foi marcado por conquistas para o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e, consequentemente, para a população do Estado, que recebe um atendimento de melhor qualidade.

O efetivo do CBMTO ganhou reforço com a chegada, em janeiro, de 22 aspirantes a oficiais (cadetes) recém-formados, bem como duas novas turmas de aprovados no concurso de 2023, já em pleno Curso de Formação, sendo 105 praças e 20 cadetes, convocados por determinação do governador Wanderlei Barbosa.

“A novidade é em relação aos futuros oficiais que, pela primeira vez, estão sendo formados pela Academia de Formação de Bombeiros Militar do CBMTO e, com isso, não terão que ficar dois anos em outros estados”, destaca o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.

Novos equipamentos

O avanço da atuação do Corpo de Bombeiros se deve ainda à entrega de novas viaturas, equipamentos de segurança e de uso operacional e jet-skis. Cada Companhia Independente do CBMTO no interior do Estado foi contemplada, aumentando sua capacidade de atuação frente às demandas. Capacetes, luvas e roupas de aproximação foram alguns dos itens entregues pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, ao 1° Batalhão de Bombeiros (Palmas), ao 2° Batalhão (Araguaína) e ao 3° Batalhão (Gurupi), além da 4ª Companhia Independente (Colinas).

Em Palmas, ao criar a Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC), ligada à Companhia Independente de Busca e Salvamento (Cibs), o coronel Ornelas também fez a entrega oficial de uma caminhonete especializada para o transporte dos cães empregados nas missões da Unidade. A solenidade foi em março deste ano e o novo veículo passou a atender a todas as necessidades da equipe de cinotécnicos, ou seja, dos bombeiros militares, com conforto, maior espaço interno e compartimento específico para os cães.

“Este veículo é mais versátil e o compartimento dos cães é grande e com climatizador, possibilitando umidade na membrana olfativa dos cães de busca, que não podem viajar no ar-condicionado”, explica o subtenente Raphael Mollo, cinotécnico do CBMTO.

A Cibs recebeu também dois jet-skis e ainda passa a contar com a embarcação batizada de Araguaia, recém-reformada. Os três modelos atendem com primor algumas das atividades executadas pelo CBMTO, como prevenção e segurança no Lago de Palmas e em outras regiões do Estado. 

Novos veículos foram entregues pelo governador Wanderlei Barbosa ao CBMTO este ano, sendo seis jet-skis e seis viaturas, sendo quatro de unidades de resgate e duas de salvamento. A entrega ocorreu durante a 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), realizada em maio, e os investimentos foram de R$ 2,5 milhões, oriundos de emendas parlamentares e do Fundo Nacional e Estadual de Segurança Pública.

“Esses veículos serão instrumentos de cuidado e segurança da nossa população. Estamos fortalecendo a capacidade de atendimento dos nossos bombeiros, garantindo uma resposta ainda mais eficiente em situações de emergência”, destaca o governador Wanderlei Barbosa sobre as aquisições.

Nova unidade

Em abril, uma das maiores conquistas do CBMTO beneficiou diretamente mais de 100 mil habitantes da região centro-norte do Tocantins: a instalação da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, com sede em Guaraí. O Governo do Tocantins executou a estrutura predial e ainda destinou, por meio do Comando-Geral da Corporação, uma equipe de 25 bombeiros militares e diversas viaturas para a nova Unidade.

Os atendimentos foram iniciados no dia 17 de abril, voltados para serviços de análises técnicas, prevenção de incêndios, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares, produtos perigosos e Defesa Civil. Foram contemplados 16 municípios com a nova Unidade Operacional.

A 7ª Companhia Independente de Bombeiros conta com um caminhão auto-bomba tanque, uma unidade de resgate, um auto salvamento, uma viatura SUV para a Seção Técnica (Sestec) e uma viatura para combate a incêndio florestal.

De abril a junho, foram 192 ocorrências registradas pela nova Unidade Operacional, sendo 124 ocorrências relacionadas aos Atendimentos Pré-Hospitalar (APH), ou seja, voltadas para acidentes de alguma forma; 19 atendimentos tiveram relação com incêndios florestais.

 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, em Guaraí atende mais de 100 mil habitantes (Crédito foto:Luiz Henrique Machado/CBM-TO)

Jalapão

Também houve conquistas para a população da região do Jalapão. Em junho, em São Félix do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa assinou o Termo de Doação de área de 20 mil m² para a corporação, onde será instalado o 2° Pelotão de Bombeiros Militar - Prevenção ao Turismo. A Unidade Operacional Exclusiva do CBMTO será voltada para as ações de promoção da preservação do meio ambiente e com fortalecimento da segurança da região.

Duas ambulâncias traçadas, com snorkels, equipadas para terrenos de difícil acesso; uma caminhonete com kit pick-up e um veículo de salvamento serão adquiridos para a unidade.

 Capacitação 

Ao longo dos primeiros seis meses de 2024, muitos foram os cursos ofertados pelo Comando-Geral do CBMTO aos seus quadros, visando ao aperfeiçoamento das atividades executadas pela corporação. Entre eles, se destacam a Formatura do Curso de Atividades Técnicas (CAT/2024), em Palmas, com a formação de 28 militares; a formação de 14 bombeiros no Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (Choa); o Curso de Operações de Aeronave Remotamente Pilotadas (Coarp), para 40 bombeiros militares e convidados de outras Forças de Segurança; e 269 crianças com idade entre 12 e 14 anos se formaram pelo projeto Educacional Bombeiro Mirim. 

Operação Rio Grande do Sul

A Operação Rio Grande do Sul foi iniciada no mês de maio, em apoio ao Estado gaúcho atingido pela tragédia climática e, por determinação do governador Wanderlei Barbosa, o Corpo de Bombeiros Militar enviou equipes com 24 bombeiros especialistas em busca, resgate e salvamento, além de uma tenente-coronel psicóloga e mais dois oficiais da área de defesa civil, na primeira etapa da Operação.

Os militares contaram com apoio de dois cães certificados em buscas por vítimas soterradas, além de viaturas, embarcações e equipamentos para as atividades nos municípios de Canoas e Bento Gonçalves.

Foto: Luiz Henrique Machado/CBM-TO

Durante a operação, 96 pessoas foram resgatadas pelos bombeiros militares tocantinenses, em Canoas, com apoio dos militares do Rio de Janeiro. A equipe também fez o salvamento de 54 animais e ainda recuperou 12 corpos de vítimas na região metropolitana de Porto Alegre. Em Bento Gonçalves, foram diversas as buscas por vítimas soterradas, sendo dois corpos localizados e recuperados pela equipe tocantinense.

Em junho, em nova operação, o CBMTO deslocou mais quatro bombeiros militares. A equipe também contou com um cão para ajudar nas buscas nos municípios de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Roca Sales. Nas três cidades atingidas pela elevação do nível do Rio Taquari, diversas vítimas ainda estão sendo procuradas.

Qualificação e Prevenção

Trabalhando preventivamente para oferecer mais segurança à população durante a temporada de praia, o CBMTO selecionou e qualificou 360 guarda-vidas civis que receberam o certificado como aptos a atuarem em áreas balneares controladas por prefeituras e clubes particulares na temporada.

O Curso de Formação de Guarda-vidas civis (GVCs) atende à Norma Técnica 34, do próprio CBMTO, em que cobra a contratação desse tipo de profissional, baseado em estudos das principais praias onde foram estabelecidos níveis de riscos como: correnteza, largura, profundidade, existência de pedras em seu leito, existência de local elevado para salto e até mesmo o espaço para o desembarque.

Estiagem 

Frente às ações do Comitê Estadual do Fogo, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil Estadual estão trabalhando desde o início do ano nas ações de controle e prevenção das queimadas ilegais e dos incêndios florestais no Tocantins, com apoio das 32 entidades parceiras. Na etapa de prevenção, por meio do projeto Foco no Fogo 2024, liderado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a meta é percorrer 80 municípios levando orientação e educação ambiental a escolas e visitas de sensibilização nas propriedades rurais.

Na etapa de resposta, foi lançada no dia 1° de julho a operação Tocantins Mais Verde, por meio do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual, com o apoio da Semarh. A ação consiste no trabalho dos 80 brigadistas florestais estaduais contratados para atuação no combate às queimadas ilegais e aos incêndios florestais em nove municípios, sendo Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Colinas, Guaraí, Araguaína e Araguatins. 

Ainda estão sendo formados, pelo CBMTO, mais de 700 brigadistas que irão atuar nos 110 municípios que se propuseram a instituir brigadas de combate a incêndios florestais. 

 A corrida do ano

O Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, realizou a maior corrida de rua do Estado em 2024: a 17ª Corrida do Fogo, em junho. E pela primeira vez, também houve a Corridinha do Fogo, envolvendo centenas de crianças no dia 29. A estrutura foi erguida no estacionamento do Quartel do Comando Geral do CBMTO, onde mais de 3 mil pessoas se envolveram, contando com quase 2 mil atletas para os percursos de 3 km de caminhada, 5 km e 10 km de corrida.

“A Corrida do Fogo quebrou o recorde em termos de inscritos com inscrições em 1,8 mil atletas e apenas 3,8% dessas pessoas não retiraram seus kits nos três primeiros dias estabelecidos. Só temos a agradecer a todos os participantes e também aos nossos apoiadores, aos patrocinadores e aos colaboradores pelo engajamento. É a corrida do ano no Tocantins”, destaca o subchefe do Estado-Maior do CBMTO e coordenador da Corrida do Fogo, coronel Cléber José Borges Sobrinho. (Secom/TO)

 Centenas de atletas de várias regiões participaram da 17ª Corrida do Fogo, do CBMTO (Crédito foto: Luiz Henrique Machado/CBM-TO)