Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prazo para os Microempreendedores Individuais (MEIs) atualizarem o cadastro no Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) termina na quinta-feira, 1º de agosto. O DET é um canal oficial de comunicação entre os empregadores e a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego.

O sistema permite o recebimento de notificações, intimações e avisos de processos administrativos trabalhistas de forma eletrônica, garantindo mais agilidade e segurança na comunicação. Todos os empregadores, independentemente do porte da empresa, devem cadastrar seus contatos na plataforma.

Segundo o especialista contábil da Pactus Contabilidade, Thyago Andrade, o cadastro é fundamental para evitar complicações futuras. "Nenhuma multa vai ser aplicada por não atualizar o cadastro, mas isso garante que você receba alertas por e-mail sempre que uma notificação da Inspeção do Trabalho for enviada à Caixa Postal do DET. Mas há multa pelo não atendimento de uma Notificação da Inspeção do Trabalho", afirma.

Aqueles que ainda não realizaram o registro devem acessar o site oficial do Ministério do Trabalho e buscar a seção dedicada ao Domicílio Eletrônico Trabalhista. O acesso gratuito e feito por meio da plataforma gov.br. O próprio sistema irá trazer os dados do CPF e o usuário deverá preencher a palavra-chave e na sequência adicionar os dados de contato, como nome, telefone e e-mail. Depois basta mudar o perfil do CPF para o CNPJ da empresa, preencher os mesmos campos e salvar.

É importante que os dados de contato fornecidos estejam atualizados para garantir a eficácia do sistema. "Após o cadastro, verifique regularmente o DET para acompanhar notificações e avisos do Ministério do Trabalho, garantindo que nenhuma comunicação importante seja perdida", reforça o especialista. (Precisa/AI)