Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Freepik

Foto: Freepik

Como fazer o salário render mais? A dúvida comum é o ponto de partida de uma palestra voltada ao funcionalismo público da Prefeitura de Palmas, a ser realizada em 14 de agosto, às 14 horas, na capital do Tocantins. Quem vai mostrar possíveis caminhos para esse verdadeiro sonho é o especialista Rodrigo Távora, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro e já ministrou 500 palestras, impactando mais de 120 mil pessoas.

O evento é fruto de uma parceria entre o poder público municipal e a Zetra, fintech especializada em soluções tecnológicas para a gestão de consignados, desenvolvedora do eConsig, referência no mercado. A palestra integra o “euConsigo”, uma das ações de responsabilidade social da empresa, que busca levar letramento econômico aos trabalhadores.

A iniciativa procura despertar para o seguinte: uma situação financeira confortável e segura decorre não tanto do quanto se ganha, mas do uso eficiente do salário. “Saber distinguir investimento de despesa e de gasto supérfluo é um dos primeiros passos”, ilustra o economista Flávio Náufel do Amaral, presidente comercial da fintech.

A palestra aos servidores municipais de Palmas, denominada “Educação financeira: como fazer seu salário valer mais”, vai ocorrer na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, no Plano Diretor Norte, em Palmas. A atividade integra um conjunto de outras duas que a Zetra realizou no Tocantins: uma na segunda, dia 12, aos funcionários do Tribunal de Justiça, e outra no dia 13, aos servidores da Defensoria Pública do Estado.

"A palestra é um passo fundamental dentro de um processo que considero de suma importância para esta e as próximas gerações. A primeira fase desse trabalho é focada na educação financeira dos servidores. E por que não pensarmos em projetar também no calendário escolar das crianças e adolescentes? Em geral, o exercício ao pensamento/planejamento a longo prazo é um desafio aos brasileiros. É essencial aprender essas lições para construir um futuro melhor", destaca o presidente do Instituto 20 de Maio, Bruno Barreto.