A primeira rodada da pesquisa Ipespe, contratada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), divulgada nesta segunda-feira, 19, comprova que a disputa eleitoral em Palmas ainda está polarizada entre Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Janad Valcari (PL). No quesito estimulado, a pesquisa mostra Janad Valcari com 38% e Eduardo Siqueira Campos com 32%, em empate técnico, de acordo com os dados divulgados pelo instituto Ipespe, pois a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. Junior Geo (PSDB) aparece em terceiro com 17%, enquanto Lucia Viana (Psol/Rede) tem 1%. Brancos e Nulos somam 6% e Não sabem ou Não Responderam também com 6%.
Com esse resultado, como nenhum dos candidatos obtém mais de 50% dos votos válidos, a eleição em Palmas só poderá ser decidida no segundo turno. Pois a partir destas, a Capital do Tocantins ultrapassou a soma de 200 mil eleitores, de acordo com a Justiça Eleitoral.
Rejeição
Em relação à rejeição dos candidatos, pesquisa demonstra que a candidata Janad Valcari tem 34% dos eleitores informando não votar na candidata do PL de jeito nenhum, segunda mais rejeitada entre os quatro candidatos. A mais rejeitada é Lúcia Viana com 38%. O índice dos que rejeitam Junior Geo é de 30%, terceiro mais rejeitado. Enquanto Eduardo Siqueira Campos é o menos rejeitado dos quatro com 27%.
Metodologia
Pesquisa realizada no município de Palmas -TO nos dias 14, 15, 16 e 17 de agosto de 2024, com 800 entrevistados. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo TO-08754/2024. A pesquisa foi realizada pelo instituto Ipespe e contratada pela Fieto.