Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Palmas, Professor Júnior Geo (PSDB), foi sabatinado na noite dessa terça-feira (27/08) no programa “Terceiras Intenções” de rádio palmense. Durante o programa, Júnior Geo detalhou pontos fundamentais do seu Plano de Governo e reforçou as propostas que pretende implementar à frente da Prefeitura de Palmas.

Um dos principais temas abordados foi a construção do Hospital Municipal Universitário de Palmas. Júnior Geo explicou que a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Prefeitura de Palmas já firmaram um termo de intenções para a construção do hospital, e garantiu que a obra será concluída durante sua gestão.

“A UFT há muito tempo busca construir um hospital universitário, mas não possui recursos suficientes. A solução encontrada foi uma parceria com a Prefeitura de Palmas, que já dispõe de verba para parte da construção. O governo estadual cedeu uma área no Plano Diretor Sul. A prefeitura está disposta a construir o hospital universitário e, posteriormente, transferi-lo para a gestão federal, com apoio financeiro municipal. Esse projeto promete aliviar a demanda por atendimentos de baixa e média complexidade tanto em Palmas quanto no Estado, sem comprometer os recursos municipais”, explicou o candidato, garantindo que essa construção é uma de suas prioridades.

De acordo com informações da UFT, o Hospital Municipal Universitário de Palmas, ficará localizado na avenida NS-01, quadra ACSU-SO 130, será construído em um terreno de 48 mil metros quadrados. Na primeira etapa, o hospital contará com 210 leitos e um Ambulatório de Especialidades. O projeto inclui cerca de 400 leitos de internação, 70 UTIs, 16 salas de centro cirúrgico e um Ambulatório com 46 consultórios e exames de diagnóstico.

UPA no Taquari 

Além do hospital universitário, Júnior Geo destacou seu compromisso em construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Taquari. Segundo ele, os dados do SUS em Palmas indicam a viabilidade de uma nova unidade de saúde na região. “Palmas tem pouco mais de 300 mil habitantes, mas mais de 400 mil cadastros no SUS. Isso permite que uma UPA de porte menor seja construída na nossa cidade. E na minha gestão, ela será construída no Taquari,” afirmou. Ele ressaltou a importância de ampliar o acesso à saúde de qualidade, especialmente em áreas que ainda carecem de serviços adequados.

Demais temas debatidos 

Durante a sabatina, Júnior Geo também abordou temas como políticas públicas voltadas para minorias, o combate à violência contra as mulheres, a capacidade de articular uma gestão de coalizão com a Câmara Municipal de Palmas, e sua postura firme contra a corrupção, mencionando operações recentes da Polícia Federal.

“Agradeço a oportunidade de participar dessa sabatina, com perguntas que a população quer saber sobre a nossa candidatura. Me coloco sempre à disposição da imprensa para dialogar e levar nosso mandato para os quatro cantos de Palmas,” finalizou.