Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Secom-TO

Foto: Keven Lopes/Secom-TO

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), iniciou nessa segunda-feira, 2, a 1ª expedição da Rota da Fruticultura conhecendo as atividades no Projeto de Irrigação Manuel Alves, no município de Dianópolis, na região sudeste do Estado, focando em três principais frutas: banana, manga e melancia.  

Durante a abertura do evento, a secretária-executiva da Seagro, Lilian Martins, destacou que a Rota da Fruticultura tem como objetivo mostrar o potencial da produção de frutas no Tocantins. “A fruticultura é uma atividade forte em nosso estado, gerando economia, emprego e renda. O Governo do Tocantins, por meio desse projeto, busca incentivar, ainda mais, a obtenção de conhecimento a respeito das tecnologias sobre os diversos potenciais da produção de frutas”, enfatizou.

O presidente do Projeto de Irrigação Manuel Alves, Milton dos Santos, explicou que o projeto tem grande potencial para expansão. “Atualmente, temos em torno de 50 produtores de banana, melancia, manga, maracujá, abacaxi, coco, entre outras frutas. Estamos produzindo em 40% da área total, sendo que ainda restam 60% para aumentarmos essa produção", ressaltou. 

"O projeto produz entre 900 e 1,1 mil toneladas de frutas, movimentando entre R$ 18 e R$ 24 milhões por ano”, acrescentou o gerente-executivo do Projeto de Irrigação Manuel Alves, Patrik Diogo Antunes. 

Expedição

A Rota da Fruticultura tem como objetivos reunir produtores, agroindústrias, técnicos e o poder público, valorizando a diversidade de frutas produzidas no Tocantins, além de promover a agricultura familiar e empresarial, bem como a geração de emprego e renda no Estado. Nesta terça-feira, 3, a expedição continuará suas atividades, visitando a cultura do abacaxi, no município de Barrolândia, na região central do Estado. A expedição encerra no sábado, 7, na região do Bico do Papagaio. 

Nesta edição, a rota percorrerá cerca de 2 mil km, em cinco municípios: Dianópolis, Barrolândia, Miracema, Itapiratins e Tocantinópolis.