Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

 Cena do documentário “Amazônia Sociedade Anônima”.

Cena do documentário “Amazônia Sociedade Anônima”. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Cena do documentário “Amazônia Sociedade Anônima”. Cena do documentário “Amazônia Sociedade Anônima”.

O Dia da Amazônia é comemorado no dia 5 de setembro e como homenagem a este território de luta e resistência, o Canal Brasil exibe nessa quinta-feira, às 14h, o longa-metragem documental “Amazônia Sociedade Anônima”. 

Dirigido por Estêvão Ciavatta, o filme faz um importante registro ao longo da BR 163 Cuiabá-Santarém, mostrando os indígenas Munduruku em sua luta para defender a terra e rios diante de máfias de grileiros de terras. O documentário tem produção da Pindorama Filmes, Imazon, Canal Brasil e Coletivo Audiovisual.

“Amazônia Sociedade Anônima” surgiu após a série homônima desenvolvida pelo diretor para o programa Fantástico, da TV Globo, entre 2014 e 2015, que teve um dos episódios dedicado à grilagem e ao comércio ilegal de madeira. Apesar das ações do Ibama na época a fim de prevenir a extensão dos desmatamentos, grilagens e demarcações de terras, a comunidade indígena Munduruku foi atingida. O documentário reforça a luta de indígenas e ribeirinhos pela preservação e sobrevivência da Amazônia.

O documentário foi o vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão, no Pará, em 2020, e da categoria Impacto Ambiental (“Environmental Impact”) no One World Media Awards, em 2021. A classificação indicativa é para 10 anos de idade.