Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 16, realizada pelo Instituto Veritá, de renome nacional, sinaliza que, pela primeira vez, haverá segundo turno nas eleições para prefeito de Palmas, capital do Tocantins. O segundo turno ocorre em cidades ou estados com mais de 200 mil eleitores e quando nenhum candidato atinge 50,1% dos votos válidos no primeiro turno. O Instituto Veritá foi o que acertou em todas as rodadas, o resultado das eleições para o Governo do Estado de São Paulo nas eleições de 2022. 

Na sondagem divulgada nesta segunda-feira, o instituto Veritá constatou que Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Janad Valcari (PL) estão em empate técnico, pois a diferença entre eles é de apenas 6,4 pontos percentuais, considerando a margem de erro que é de 3,5% para mais ou para menos.

No levantamento do Instituto Veritá, Janad Valcari (PL) aparece com 36,1%, enquanto Eduardo Siqueira Campos tem 29,7%. Junior Geo (PSDB) tem 21,2% e Lucia Viana (PSOL) tem 1,3%. Brancos e Nulos somam 6,1% e Não Sabem chegam a 5,6%. Com base nesses números, a eleição em Palmas só será decidida no segundo turno, entre Eduardo Siqueira Campos e Janad Valcari. 

Rejeição

Instituto Veritá também mediu a rejeição dos candidatos. Neste quesito, Janad Valcari é a candidata mais rejeitada com 19,2%, seguida por Lucia Viana que chega a 16,2%, Junior Geo é rejeitado por 11,2% dos eleitores e Eduardo Siqueira Campos aparece com 9,8% nesse quesito. Outros 43,3% dizem não rejeitar nenhum dos candidatos. 

Registro na Justiça Eleitoral 

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral (TRE-TO) com o número TO-01069/2024 e ouviu 810 eleitores entre os dias 7 e 12 de setembro, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.