Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira, 19, às 19 horas, a jornalista Hyvanna Corrêa exibirá seu documentário “Cura Ancestral”, no Cine Cultura, na Fundação Cultural de Palmas. A entrada é franca e, além da exibição, haverá um cinedebate em colaboração com o projeto “Cinedebate”, do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Tocantins e da Fundação da Juventude de Palmas.

Documentário produzido e dirigido por Hyvanna Corrêa, a obra audiovisual traz conhecimentos acerca da Umbanda e os principais desafios enfrentados por seus fiéis, que clamam por equidade e respeito por parte da população e proteção efetiva do poder público, que com as políticas públicas, pode contribuir para o rompimento de certos estigmas e, claro, favorecer a luta antirracista.

Ela afirma que o filme tem a proposta de quebrar estigmas sobre a religião. “Cura Ancestral foi produzido para honrar toda minha ancestralidade e a população afro-brasileira, que merece ser ouvida, vista e reconhecida. O meu grande objetivo sempre foi visibilizar essas pessoas, para que elas se sintam integrantes e pertencentes a um país que igualmente é nosso!”, declarou.

Segundo ela, o racismo, assim como o preconceito, impede o conhecimento. “Os estigmas impedem que muitos de nós se expressem livremente e essa luta é feita com conhecimento e democratização. Um ato político, através de audiovisual, feito para ecoar as vozes que foram silenciadas por centenas de anos em nossa construção cultural”, complementa.