A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) divulgou nota nesta quarta-feira, 18, esclarecendo sobre a denúncia de falta de medicamentos no Núcleo de Assistência Henfil - unidade que foi vistoriada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) nessa terça-feira, 17.
À imprensa, o MPTO divulgou que o promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, acompanhado de sua equipe, conversou com funcionários e na farmácia da unidade constatou ausências na prateleira.
A Semus destaca, no entanto, que o Núcleo dispensa medicamentos apenas para pacientes com HIV e hepatite B e C e que não há falta de fármacos disponíveis para estes usuários. Esclarece ainda em nota que os medicamentos para diabetes, hipertensão e demais doenças crônicas são adquiridos nas farmácias municipais das unidades de saúde e, quando há faltas pontuais de algum fármaco, o médico já faz a substituição para a continuidade do tratamento do usuário.
Quanto às vacinas, a Semus informou que os imunizantes são distribuídos pelo Ministério da Saúde (MS) e que os últimos repasses vieram em quantidades menores, entretanto, ainda há doses disponíveis na Capital.
Reforma
O promotor também fez visita de fiscalização nas unidades de saúde da família da 806 Sul e 307 Norte, onde informou que conversou com pacientes e funcionários e ouviu demandas de melhorias na infraestrutura física, como necessidade de ampliação de consultórios médicos e odontológicos, além de reforma geral na estrutura. O promotor também relatou ter constatado a ausência das vacinas contra Covid-19 e meningite obra de reforma parada. Na 307 Norte relatou que foi constatada deficiência no telhado da unidade.
Em nota a Semus esclarece que a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) da Arse 82 (806 Sul), a primeira etapa que foi a melhoria no telhado, foi concluída e os demais processos terão continuidade após a conclusão do serviço nas USFs Valéria Martins Pereira (Arse 122 - 1206 Sul) e da ASR-SE 75 (712 Sul), previsto para ser finalizado em outubro.
A Secretaria reforça que preza pela qualidade da infraestrutura das unidades e conforto dos atendimentos e que por isso já entregou a reestruturação das USFs Sarah Leylâne da Silva Sousa (Arno 61 - 503 Norte), Arno 71 (603 Norte), Arno 42 (405 Norte), Laurides Lima Milhomem (Jardim Aureny III), Aureny II, Taquari e, somente neste mês, as Unidades de Pronto Atendimento da região Sul e USF Bela Vista.
A previsão, segundo a Semus, é que todas as unidades recebam os serviços de melhoria, inclusive a José Luiz Otaviani, localizada na Arno 33 (307 Norte).