Em apoio à Campanha Outubro Rosa, a Saúde de Palmas realiza ao longo deste mês atendimentos voltados às mulheres, incentivando o combate dos cânceres de mama e do colo do útero. Todas as quartas-feiras, unidades realizam atendimentos de demanda espontânea para a coleta de PCCU, conhecido como papanicolau e no mesmo dia, à noite, oito USFs de diferentes regiões ficam abertas das 18 às 21h para realização do exame e solicitação de mamografia.
As unidades de saúde são as seguintes: USF Arno 41 (403 Norte), USF Arno 44 (409 Norte), USF Arno 64 (508 Norte), USF Francisco Júnior (403 Sul), USF Satilo Alves de Sousa (Arso 111 - 1103 Sul), USF Laurides Lima Milhomem (Jardim Aureny III), USF José Hermes Damaso (Setor Sul) e USF Morada do Sol.
O público-alvo da campanha são mulheres de 25 a 64 anos para a coleta do PCCU e para a realização de mamografia são as que têm entre 40 e 69 anos. Para atendimento, basta comparecerem a sua unidade de referência.
A abertura da campanha outubro rosa foi lançada nos dias 1, 2 e 3 de outubro em Palmas, com a oferta de exames gratuitos. A ação foi realizada na carreta de prevenção dos cânceres do Hospital de Amor, em frente a Unidade de Saúde da Família (USF) José Hermes Damaso, localizada no setor Sul.
Dia de Luta Contra a Hanseníase
Em apoio à campanha alusiva ao Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase, a Saúde de Palmas informou estar prevista para ser realizada, no dia 25 de outubro, uma ação em parceria com o Governo do Estado de mobilização e sensibilização da população. Haverá distribuição de materiais informativos sobre os cuidados e o tratamento da hanseníase no Parque Cesamar, a partir das 16 horas.
De acordo com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Estado já registrou mais de 600 diagnósticos de hanseníase em 2024.