Com a perspectiva de intensificar a força da mulher no agro e potencializar o protagonismo feminino no setor, em especial das pequenas produtoras rurais, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento sustentável do setor, o Sebrae Tocantins viabiliza a participação de 80 mulheres na 9° edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA). O Estado terá neste ano a maior participação de congressistas de todo País.
O evento ocorre nos dias 23 e 24 deste mês, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Neste ano, o congresso tem como tema: Mulher Agro Brasileira: voz para o mundo. A ideia da organização é posicionar o CNMA como um mensageiro para o mundo utilizando a força da voz da mulher para expandir a visão global sobre o agronegócio brasileiro e ajudar a criar uma percepção justa do setor.
A gerente do Sebrae, Renata Moura, pontua que as mulheres no agronegócio do Tocantins têm conquistado um espaço cada vez mais significativo no empreendedorismo do Estado. Segundo a gestora, elas desempenham papéis fundamentais na produção de alimentos e no desenvolvimento rural, no entanto, ela destaca que essas mulheres ainda enfrentam desafios em um setor historicamente dominado por homens.
“Neste cenário, o Sebrae desempenha um papel crucial no apoio e empoderamento das mulheres rurais, as capacitando e impulsionando suas iniciativas no campo, ações que por sinal devem ser levadas para fora do Tocantins, por isso, é tão importante a participação dessas empreendedoras em eventos como este”, reforça.
Rogerio Ramos, diretor técnico do Sebrae, destaca que o agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, responsável por grande parte das exportações e pela produção de alimentos que chegam às mesas de milhões de pessoas em todo o mundo. Neste contexto, ele frisa que o potencial da mulher no sistema do agronegócio no Tocantins cresce de maneira exponencial.
“O setor oferece uma série de oportunidades para empreendedores, incluindo as mulheres, que têm se destacado em áreas como agricultura, pecuária, agroindústria e outras atividades relacionadas. E neste congresso elas estão aprendendo sobre liderança, resiliência, velocidade, comunicação, afetividade e empreendedorismo, ou seja, é um momento ímpar para elas trocarem experiências e levar na bagagem um universo vasto de conhecimento do agro no País e no mundo”, acrescenta.
A gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios, Renata Camargo, destaca que a organização do evento busca formatos diferentes para surpreender e o público. Neste ano, ela conta que haverá uma arena master principal, que será transformada em outras três menores, as arenas do conhecimento, onde serão abordadas temáticas diversificadas e atrativas. “As congressistas não precisarão se deslocar para acompanhar as palestras, que serão simultâneas e, por isso, silenciosas, com a volta da utilização de fones de ouvido”, detalha a gerente, informando que além das arenas, a edição deste ano terá o Hub Técnico, espaço dedicado a conteúdos técnicos e científicos.
Para a edição de 2024 são esperadas 3.600 congressistas, novo recorde de público do CNMA, que se consolidou como o maior evento da América Latina voltado para mulheres do agro.