A noite dessa segunda-feira, 21, ficou marcada pelo primeiro debate do segundo turno entre os candidatos a prefeito de Palmas: Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Janad Valcari (PL). Eduardo lembra que compareceu a todos os debates e sabatinas desta eleição, ao contrário de Janad Valcari (PL) que, segundo ele, "faltou a todos no primeiro turno e agora, por estar muito atrás nas intenções de voto, se vê obrigada a comparecer".
O candidato analisa que em mais de uma hora de embate, ficou a certeza que ele tem o melhor preparo, equilíbrio e serenidade. Segundo Eduardo, mesmo Janad Valcari tentando baixar o nível da discussão, utilizando de inverdades e termos ofensivos, ele manteve o seu padrão de conduta pelo qual sempre foi conhecido, o respeito, principalmente com o eleitor que assistia o programa.
Eduardo Siqueira afirma que ao final do debate, além de apresentar melhor suas propostas, revelou a verdadeira face de Janad Valcari, desmascarando-a. De acordo com o candidato, Janad tem escondido o marido Ordiley Valcari por muitos anos da Justiça, mas na campanha, por dizer que respeita a família, resolveu assumir o relacionamento. Eduardo também expôs, entre aspas, as frases de Janad sobre Ordiley Valcari em processo judicial de reconhecimento de paternidade. “Senhor Juiz eu me arrastei pra fazer um divórcio. É tão mal pai que não liga nem no aniversário para o Lucas. Não cumpriu nem 200 reais da pensão. Só carrego o sobrenome Valcari, porque assim sou comercialmente conhecida”. E Eduardo complementou. “Ou a senhora mente pra Justiça ou mente pra opinião pública”.
Primeiro Bloco
Eduardo Siqueira iniciou o debate apresentando propostas de ampliar os mecanismos de controle do gasto público e amplificando os meios de transparência, para que a população possa acompanhar, de maneira digital, a execução do orçamento municipal.
Eduardo Siqueira também apresentou suas propostas para melhoria do transporte público da Capital. Ele afirmou que, em sua gestão, a Prefeitura irá adquirir 200 ônibus novos, pelos menos 100 deles elétricos, e que uma empresa especializada será contratada para gerir o serviço visando melhorar a qualidade do serviço e reduzir custos.
Pergunta dos eleitores
Eduardo Siqueira também respondeu perguntas dos eleitores e falou sobre Palmas ter sido criada para ser uma cidade de oportunidades, e não para “oportunistas”. Eduardo Siqueira apresentou sua proposta de fortalecer o Banco do Povo para ampliar o crédito e qualificação e orientação para os micro empreendedores e levar o IFTO para região Sul de Palmas.
Eduardo também relembrou as grandes obras que ajudaram a implementar a infraestrutura de Palmas, principalmente a construção de três mil casas populares, sistema de drenagem, asfalto de avenidas e quadras e cobrou Janad Valcari que, segundo Eduardo, apesar de ter sido vereadora e deputada, não tem obras pra mostrar. “Infraestrutura eu conheço bem. Onde eu fiz obra de drenagem, Palmas não inunda, casas populares fiz três mil, há 30 anos. Para ser prefeito, é preciso competência e experiência. Meu relacionamento em Brasília pode garantir isso tudo com muita seriedade. Eu trouxe um conceito novo. A Zeladoria, essa sim vai cuidar da sua praça, da sua rua. Ao contrário de mim que fiz dez escolas padrão, ela não tem uma obra pra mostrar”, destacou.
Vices
O candidato a prefeito de Palmas também analisou a desenvoltura do candidato a vice-prefeito, o pastor Carlos Velozo. "Também demonstrou muito melhor preparo que Pedro Cardoso, vice de Janad. Nas duas questões que ambos debateram, sobre capacidade e ideologia e também sobre o autismo, ficou claro a grande distância que os separa, com larga vantagem para o pastor Carlos Velozo", destaca Eduardo.
Final
Por fim, Eduardo Siqueira destacou o legado da família Siqueira Campos em prol de Palmas e do Tocantins e relembrou sua coragem de enfrentar a grande estrutura política que tem a candidata adversária. “Temos tradição, temos respeito e trabalho. Enfrentamos a mentira, a opressão e a compra de votos. Caminhei com o povo e eu conto com vocês para chegarmos a essa linda vitória”, encerrou.