Este é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde. No Tocantins, a Lei número 4.536, de 14 de outubro de 2024, concede o direito a uma folga anual para o homem que realizar exames preventivos de câncer de próstata.
Promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres, publicada no Diário Oficial (DOE) de número 6689, a lei garante aos servidores públicos, aos empregados da iniciativa privada, bem como aos trabalhadores domésticos, a partir dos 40 anos de idade, o direito a uma folga anual para realização de exames preventivos de controle do câncer de próstata no âmbito do Tocantins.
O direito à folga anual será concedido aos empregados da iniciativa privada e aos trabalhadores domésticos após o término do período experimental.
Confira a Lei no final desta matéria.
Mortes
O câncer de próstata tem tirado a vida de muitos tocantinenses por ano. De acordo com dados do Integra Saúde Tocantins, 84 homens perderam a vida em 2024 em consequência da "neoplasia maligna da próstata". Em 2023 foram 144 óbitos.
Fonte: Integra Saúde Tocantins/ Período: 2024Diagnóstico
O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata. O Ministério da Saúde (MS) recomenda que, todos os homens, a partir dos 45 anos, com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, procurem um médico urologista para realizar exames que possibilitam avaliar alterações.
Na fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.