Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Rafael Batista

Foto: Rafael Batista

Novembro mal começou e o tocantinense já sentiu os impactos do período chuvoso. Apenas nos primeiros cinco dias do mês, foram registradas 63 mil descargas atmosféricas em todo o estado. Deste total, 10.240 foram até a metade da tarde desta terça-feira, dia 5. E, de acordo com a previsão do Grupo Storm, que faz o monitoramento climático para a Energisa, a expectativa é de mais descargas atmosféricas ao longo da semana. 

Ainda segundo a previsão, o Tocantins deve enfrentar tempo instável e com condições para chuva moderada a localmente forte nas regiões Centro e Sul. Nesta região está Guaraí, que recebeu um volume intenso de chuva nesta terça-feira, com objetos sendo lançados na rede elétrica e alagamento em locais pontuais da cidade. 

Além das descargas atmosféricas, o Tocantins também enfrenta fortes rajadas de vento, nas regiões Norte e Centro, atingindo até 50 km/h, o que pode resultar no lançamento de objetos na rede elétrica. “Para prevenir incidentes relacionados a descargas atmosféricas é importante evitar áreas abertas, manter distância de árvores e estruturas metálicas, e não usar dispositivos conectados à tomada durante tempestades. Outro ponto importante é nunca tentar resolver por conta própria situações envolvendo a rede, como a retirada de galhos. Nestes casos, por exemplo, a concessionária deve ser acionada imediatamente”, explicou o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, Tony Franco.

Diante dos riscos associados aos raios durante temporais, a distribuidora fornece à população algumas orientações de segurança:  

 1. Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.  

2. Evite o uso de aparelhos conectados à tomada durante temporais.  

3. Desconecte cabos telefônicos, de TV por assinatura e fiação de antenas para prevenir danos.  

4. Aterre a rede elétrica da residência ou comércio sempre que possível.  

5. Evite o uso de chuveiro elétrico durante tempestades. 

6. Evite ficar próximo a árvores e torres durante tempestades.  

7. Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar.  

8. Não toque em fios caídos ou objetos em contato com a rede elétrica, pois podem estar energizados.  

 A Energisa recomenda ainda que os clientes comuniquem ocorrências envolvendo a rede elétrica por meio dos seus canais de atendimento: por telefone, discando para o número 0800 721 3330; através do aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store; pela Agência Digital no site energisa.com.br; e via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível em www.gisa.energisa.com.br.