A Proposta de Emenda à Constituição que prevê o fim da escala 6x1, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), é fruto de uma iniciativa de uma tocantinense, natural de Dianópolis/TO, Ricardo Cardoso Azevedo, 30 anos, conhecido como Rick Azevedo, fundador do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT). Ele foi eleito vereador do Rio de Janeiro pelo Psol em outubro de 2024, sendo o mais bem votado pelo partido (29.364 mil votos).
A ideia defendida é que com a PEC seja revisada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para reduzir a jornada de trabalho no Brasil, uma causa que vem sendo defendida por Rick Azevedo desde 2023, quando ele fez um desabafo em vídeo divulgado nas redes sociais, viralizou, e tomou as dores da causa, atraindo a atenção para a demanda. O ex-balconista de farmácia reclamou sobre a elevada carga horária semanal de trabalho.
"Quando é que nós da classe trabalhadora iremos fazer uma revolução nesse país relacionada à escala 6x1? É uma escravidão moderna, ultrapassada. Eu fico pensando: eu que não tenho filho, não tenho nada, sou sozinho, não dá para fazer as coisas. Imagina quem tem filho, tem marido, tem casa para cuidar?", desabafou em vídeo. A sua reclamação alcançou rapidamente milhões de visualizações, fazendo com que o movimento VAT tomasse forma.
O Movimento já conseguiu a adesão de quase três milhões de assinaturas em petição online em defesa da proposta.
PEC conseguiu assinaturas
A proposta já atingiu o quórum de assinaturas necessário para começar a tramitar na Câmara dos Deputados. Para ser protocolada, era necessário ao menos 171 signatários. O texto contava com 194 assinaturas no sistema interno da Câmara no início da manhã de hoje, 13.
"Graças à mobilização da sociedade, em todo Brasil, ultrapassamos as 171 assinaturas necessárias para protocolar a PEC contra a Escala 6x1 e já nos aproximamos de 200 signatários e co-autores", informou a deputada Erika por meio de sua página oficial do Instagram.
Segundo ela, a PEC continuará recebendo assinaturas nesta quarta-feira. A deputada e o vereador Rick convocaram coletiva de imprensa no Salão Verde da Câmara dos Deputados, que deve acontecer a partir das 17h.
Deputados do Tocantins
Dos oito deputados federais do Tocantins, Ricardo Ayres (Republicanos/TO) e Carlos Gaguim (União/TO) confirmaram assinatura na PEC.
Vicentinho Júnior (Progressistas) divulgou por meio de suas redes sociais o porquê da não assinatura. "Não assinar essa PEC não é ser contra o trabalhador brasileiro, mas sim querer fazer um debate mais profundo", defendeu.