A melhor data para quem busca descontos e para os donos de pequenos negócios está se aproximando. A Black Friday ocorre na sexta-feira (29), e uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e pela QuestionPro revelou que 89% da população está interessada em aproveitar as promoções, enquanto 85% dos entrevistados planejam se dar um presente.
Entre os que devem gastar mais, destacam-se os homens, com 90% das intenções de compra. Com a data comercial batendo à porta, ainda há tempo para os pequenos empresários se prepararem.
A gerente do Sebrae, Gabriela Tomasi, recomenda revisar o planejamento final, que inclui ações como controle de estoques, negociações com fornecedores, estabelecimento de parcerias com empresários vizinhos e potenciais colaboradores, além de organizar o ambiente para atrair mais clientes. “Treinar e envolver os colaboradores faz toda a diferença e pode levar a resultados mais expressivos”, ressalta.
Outro aspecto crucial é a presença digital. “Hoje, o mercado é uma fusão entre o físico e o digital. Por isso, é essencial que o negócio esteja bem-posicionado online. Isso inclui ter conteúdos atraentes no Instagram e criar um caminho direto para o WhatsApp, onde as vendas podem ser fechadas de forma mais ágil”, orienta a gestora.
Nos últimos dias antes da data, buscar parcerias e preparar combos pode ser uma estratégia eficaz para aumentar o ticket médio. “O combo interno é montado com produtos disponíveis na própria loja, enquanto o combo externo surge de parcerias com empresários da região. É uma solução em que todos saem ganhando”, explica Gabriela.
Pix como protagonista
Em 2024, o Pix consolida seu papel como uma das principais formas de pagamento na Black Friday. Segundo a Pesquisa Pulso do Sebrae, quase todos os pequenos negócios já aceitam o método. Para 48% dos microempreendedores individuais (MEI), o Pix representa mais da metade dos valores recebidos. Além disso, a maioria dos pagamentos já são direcionados para contas PJ, favorecendo a bancarização dos pequenos negócios. Esse movimento pode abrir portas para acesso a crédito no futuro, ampliando ainda mais as oportunidades de crescimento. (Sebrae Tocantins)