O projeto "Transformando Conhecimento em Inovação: cultura, memória e arte" (Opaje/UFT), participará nesta quinta-feira, 28 de novembro, do XVIII Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AMLAT. O evento acontece na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, com o tema central "Comunicação, saúde, cidadania e meio ambiente: perspectivas transdisciplinares".
A apresentação do projeto será às 17h e abordará o tema "Povos originários e comunidades tradicionais no Tocantins: construindo cultura". Na ocasião, serão compartilhados dados coletados durante visitas realizadas entre setembro e outubro nas comunidades indígenas e quilombolas do Tocantins. Essas ações, realizadas no contexto da Busca Ativa da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), resultaram na inscrição de projetos culturais nos editais da PNAB voltados às comunidades indígenas e quilombolas, em busca de promover a valorização das tradições locais.
A mesa contará com a participação do coordenador do projeto, professor doutor Gilson Porto; da pró-reitora de Extensão da UFT, professora Maria Santana; e dos coordenadores das equipes Central e Norte, respectivamente, Adriano Alves e Leonardo Pinheiro.
Seminário
O XVIII Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AMLAT, que ocorre entre os dias 25 e 29 de novembro, reúne pesquisadores de diversos países da América Latina, como Brasil, Venezuela, Chile, Equador, Uruguai, Peru e Argentina, além de representantes de Portugal e Espanha. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM/UFRN), em parceria com a Rede AMLAT, o evento discute a transdisciplinaridade como eixo central de integração acadêmica e científica.
Além de promover um espaço para troca de metodologias e experiências, o seminário é uma oportunidade para fortalecer conexões entre pesquisadores e ampliar o diálogo sobre comunicação, cidadania e inovação cultural em territórios vulneráveis.