O mercado global de aluguéis por temporada está em franca expansão. Avaliado em USD 109,76 bilhões em 2022, o setor tem previsão de crescer a uma taxa anual de 11,2% até 2030, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). Esse desempenho notável se deve à flexibilidade trazida pelo trabalho remoto, mudanças nos hábitos de consumo e ao desejo por experiências personalizadas e confortáveis.
No Brasil, o Airbnb lidera o segmento e registrou em 2023, 1,6 milhão de novos hóspedes, com visitas a 2.330 cidades do país, incluindo 165 novos destinos adicionados à plataforma. No Tocantins, mais de mil acomodações estão cadastradas no aplicativo, sendo 480 delas em Palmas, o que reforça o potencial de crescimento na região.
Essa demanda crescente tem incentivado investidores a adquirirem imóveis para transformar em acomodações de temporada. Em Palmas, novos empreendimentos já estão sendo projetados com foco nesse público, esses imóveis não são apenas bem localizados; são pensados para maximizar o retorno sobre o investimento por meio de layouts otimizados e espaços funcionais.
Com o aquecimento do mercado, surgem também oportunidades para outros segmentos. A Gaia Interiores, por exemplo, desenvolveu um serviço exclusivo voltado a investidores em aluguéis por temporada, como explica o proprietário, Diego Oliveira. "Criamos um ecossistema completo, que cuida de toda a decoração e manutenção dos imóveis, garantindo que o proprietário não precise se preocupar com nada. Nosso objetivo é ajudar a maximizar o faturamento dos aluguéis, oferecendo espaços que encantem os hóspedes e gerem retorno financeiro ao investidor", destaca Diego.
Bruna Alves, proprietária da Davisis Aluguel por Temporada, também está de olho nesse mercado e entra como parceira na iniciativa da Gaia. Com três anos de experiência no setor e um portfólio de 16 imóveis, conhece bem o potencial desse negócio. “Alugueis por temporada têm mostrado resultados impressionantes. Em vez de um retorno de R$ 2 mil com o aluguel mensal, conseguimos faturar bruto até R$ 6 mil por temporada. Nossa proposta é assumir toda a gestão do imóvel, desde os detalhes da mobília e roupas de cama até o atendimento aos hóspedes. Assim, o investidor pode contar com mais segurança e tranquilidade”, afirma.
Com o crescimento do mercado de aluguéis por temporada, iniciativas como essas reforçam o potencial de Palmas como um destino atrativo tanto para turistas quanto para investidores. Por ser uma capital nova, Palmas oferece oportunidades promissoras. Além disso, o estado do Tocantins conta com atrativos turísticos únicos, como o Jalapão, as Serras Gerais e a rica biodiversidade da região, que atraem cada vez mais visitantes e consolidam o turismo como uma força econômica crescente. (Precisa/AI)