Jovens da Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática participaram entre os dias 13 e 17 de dezembro da formação 'Cuida! Incidência Amazônida Pelo Clima', do programa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC Brasil) e Observatório do Clima. A imersão foi realizada nos municípios de Brasiléia e Xapuri, no Acre, e foi integrada à Semana Chico Mendes, que celebrou 80 anos do seringueiro e ativista ambiental pelos povos da floresta.
Sarah Tamioso, Genifer Almeida e Matheus dos Santos, residentes de Palmas, Jalapão e Bico do Papagaio, respectivamente, puderam visitar a Reserva Extrativista Chico Mendes, conhecer mais sobre a história do ativista e trocar experiências de incidência com juventudes de outras regiões da Amazônia Legal.
Para Genifer Almeida, estar em um espaço tão significativo foi inspirador. "Conhecer a floresta Amazônica foi a realização de um sonho que carrego há muito tempo. Sentir a força das castanheiras, contemplar o verde das matas e conviver com mulheres amazônidas foi um momento de conexão profunda com a luta ambiental. Participar do Cuida! foi um divisor de águas, pois conhecer as Vozes da Amazônia fortalece nossa determinação. No solo sagrado das matas ancestrais que abrigaram Chico Mendes, vive uma juventude que mantém sua memória viva. Seguimos na luta por um bem viver, com gratidão à Coalizão Vozes do Tocantins e ao Vozes pela Ação Climática Justa.”
Segundo Matheus dos Santos, a experiência reforçou a importância de se conectar com o legado de Chico Mendes e com a luta ativista. "Pisar nesse território sagrado nos deu força e nos conectou ainda mais com sua história. Além disso, a experiência nos motivou mais ainda cuidarmos da casa comum, onde também devemos cuidar de nós mesmos e dos demais jovens ativistas que lutam todos os dias por seus Territórios. A troca de experiências entre os participantes foi enriquecedora e nos fortaleceu para seguir na incidência climática no Tocantins. Saímos mais preparados e unidos na luta pela justiça climática".
O evento também destacou o papel da juventude na construção de soluções para a crise climática. As atividades promoveram debates sobre adaptação climática, oficinas de comunicação estratégica e práticas de liderança para ampliar as vozes das comunidades locais em cenários nacionais e internacionais, como a COP30, a ser realizada em 2025 em Belém/PA.
Sarah Tamioso, que participou da COP28, em Dubai, faz um chamado para a responsabilidade também no Estado do Tocantins. "O clima está mudando e a ciência é clara: precisamos rever nossos modos de vida e de produção exploratória. Nós, de países tropicais, seremos impactados com crises hídricas, alimentares e econômicas, e precisamos exigir a responsabilização de grandes empreendimentos que lucram com a destruição do nosso futuro. Aqui no Tocantins precisamos falar sobre isso, conhecer nossas vulnerabilidades e nos prevenir, exigindo respostas que realmente possam minimizar os desastres anunciados pela ciência".
Semana Chico Mendes
O evento anual celebra a memória de Chico Mendes, liderança assassinada em 1988 por sua atuação em defesa dos seringueiros, da Floresta Amazônica e da humanidade, unindo diferentes povos da floresta em uma luta pacífica por direitos. Chico Mendes entrou para a lista de heróis da Pátria Brasileira em 2004 e foi declarado Patrono do Meio Ambiente Brasileiro em 2013. Em uma de suas falas emblemáticas, Chico trás que "No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade."
Construindo o Futuro com Justiça Climática
O programa Cuida! Incidência Amazônida pelo Clima, realizado em parceria com instituições como o Programa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC Brasil), Observatório do Clima, WWF-Brasil, Hivos, Avina e IIEB, reuniu 38 lideranças jovens e mulheres de toda a Amazônia Legal. A formação teve início em junho e buscou ampliar a capacidade das juventudes em incidência política e conexão entre questões locais e agendas globais.