A BRK informou na manhã desta segunda-feira, 23, que o fornecimento de água tratada pela companhia nas cidades de Aguiarnópolis, Tocantinópolis, São Miguel do Tocantins e São Sebastião do Tocantins não foi afetado pelo desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira que liga os estados do Tocantins e Maranhão.
A BRK esclareceu que o abastecimento desses municípios é realizado por meio de captação subterrânea, sem qualquer relação com o Rio Tocantins. Desta forma, a água captada, tratada e distribuída à população desses municípios permanece apta para consumo, reforça a concessionária.
Em caso de dúvidas, a empresa comunicou que segue à disposição para atendimento nos canais oficiais. "A empresa se solidariza nesse momento com todos os demais municípios que enfrentam as consequências desse grave incidente, e com amigos e famílias das vítimas".
Governo recomenda que moradores evitem água do Rio
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil Estadual, emitiu um alerta à população que vive em torno do Rio Tocantins, próximo à ponte que liga os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, sobre alto risco à saúde pública e ao meio ambiente devido à possível queda de cargas com produtos químicos durante o colapso de parte da ponte da BR-226, entre o Tocantins e o Maranhão.
A Semarh recomenda que os moradores dos municípios afetados evitem qualquer contato direto com a água do Rio Tocantins no trecho atingido pelo acidente, incluindo banhos e o consumo de água. A orientação é destinada, especialmente, às populações de Aguiarnópolis, Maurilândia do Tocantins, Tocantinópolis, São Miguel do Tocantins, Praia Norte, Carrasco Bonito, Sampaio, Itaguatins, São Sebastião do Tocantins e Esperantina, no Tocantins, e de Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edson Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca, no Maranhão. Saiba mais.