Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Prefeitura de Estreito/Divulgação

Foto: Prefeitura de Estreito/Divulgação

A Marinha do Brasil (MB) comunicou nesta quinta-feira, 9, que decidiu estender as operações de busca e resgate às vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (Ponte JK). Três pessoas seguem desaparecidas. De acordo com a MB, hoje serão realizados novos mergulhos exploratórios, desta vez mais para o sentido onde se dirige a correnteza do rio.

A decisão foi tomada, segundo a Marinha, após o Consórcio Estreito Energia (CESTE) ter comunicado, na noite de terça-feira (7), que poderia conter a vazão das águas da Usina Hidrelétrica de Estreito por mais alguns dias, viabilizando janelas de mergulho. A situação deverá ser reavaliada a cada novo período. 

No início da semana a Marinha avisou que as buscas seriam encerradas a partir de quarta-feira, 8, caso as ações realizadas até o final de terça-feira, 7, não apresentassem novos indícios possibilitando a localização dos desaparecidos. 

Na quarta-feira, 8, o ministro dos Transportes, Renan Filho, no entanto, divulgou em suas redes sociais que as buscas continuariam. Renan Filho disse ter recebido a garantia de continuidade em diálogo com o próprio comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen.

Área mais isolada 

Com a retomada das buscas, a MB precisou deslocar a Base Avançada de Mergulho para uma área mais elevada em relação à sua posição original, uma vez que o local em que a anterior se encontrava corria risco de alagamento devido ao aumento da vazão das águas da usina fora das janelas de mergulho.